domingo, 14 de junho de 2015

Plateia dispersa acompanhou fala de Dilma em congresso petista

Marina Dias – Folha de S. Paulo

• Na metade do discurso, presidente viu público minguar; nem mesmo Lula empolgou

SALVADOR - Quando a presidente Dilma Rousseff foi anunciada para discursar em Salvador já eram quase 23 horas de quinta-feira (11).

No fundo do auditório do hotel que abrigou o 5º Congresso Nacional do PT, dezenas de jovens conversavam em várias rodinhas, quase todos de costas para o palco. Falavam alto, riam, tiravam selfies e bebiam cerveja.

A falta de atenção não é comum em reuniões do PT. Os dirigentes do partido em geral escutam compenetrados os discursos do comando do partido e da presidente. Mas desta vez não foi assim.

Por 50 minutos, Dilma tentou explicar o ajuste fiscal de seu governo, criticado por muitos setores do PT.

Porém, mesmo com a presidente a poucos metros, um grupo preferiu ouvir a fala esparramado no chão, vendo Dilma pelo telão instalado ao fundo. Um deles, deitado no chão de carpete, dormia com a boca aberta e a cabeça apoiada em uma mochila.

Do meio para o fim de sua fala, a presidente presenciou a debandada de militantes e dirigentes, que saíam às filas do auditório ou dedicavam-se a outras atividades ali mesmo.

A desatenção dos petistas não poderia ser atribuída apenas ao estilo mais arrastado de discurso, comum a Dilma. A dispersão era notória também momentos antes, nas falas do presidente nacional do PT, Rui Falcão, e até do ex-presidente Lula --que leu seu discurso, algo inusual.

Nenhum comentário: