terça-feira, 7 de junho de 2016

Janot pede ao STF prisão de Renan, Cunha, Jucá e Sarney

Por Maíra Magro – Valor Econômico

BRASÍLIA - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros, do ex-presidente da República José Sarney e do senador Romero Jucá, todos do PMDB, por tentativa de obstruir as investigações da Operação Lava-Jato. A notícia foi publicada nesta terça-feira pelo jornal O Globo e confirmada pelo Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor.

Janot também pediu ao STF a detenção do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. A informação foi confirmada pelo “Bom Dia Brasil” da TV Globo.

Os pedidos foram enviados ao ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), na semana passada.

Janot pediu as prisões com base em gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, em que Sarney, Renan e Jucá aparecem defendendo medidas para barrar as investigações do esquema de corrupção da Petrobras. No caso do ex-presidente Sarney, o pedido foi de prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica.

Janot pediu o afastamento de Renan, como antecipou o Valor, com base em argumentos semelhantes aos que levaram ao afastamento de Cunha da presidência da Câmara.

Nenhum comentário: