terça-feira, 16 de agosto de 2016

Mais curta, campanha eleitoral começa hoje

A campanha eleitoral começa hoje oficialmente em todo o país. Com duração menor, de 45 dias, e pouco dinheiro, candidatos à prefeitura do Rio iniciam as atividades de rua com agendas que reforçam suas marcas pessoais, levantando bandeiras como saúde, segurança e direitos das mulheres. A Justiça Eleitoral recebeu o pedido de registro de 238 mil candidatos a prefeito e vereador em todo o Brasil.

PMDB e PSDB são os partidos com mais candidatos este ano

• Dados ainda parciais da Justiça Eleitoral indicam que PT ocupa a 8ª posição

Fábio Vasconcellos - O Globo

A primeira parcial do perfil dos candidatos que vão disputar as eleições este ano mostra que a maioria dos pretendentes a uma vaga de prefeito, vice-prefeito ou vereador têm ensino superior ou médio completo. Os dados compilados até as 19h50m de ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam também que os homens são maioria (70%). O prazo para registrar as candidaturas encerrou-se ontem, mas até o dia 20 ainda poderá haver mudanças.

Os dados processados até o início da noite indicavam que o PMDB tem o maior número de candidatos (9,3%) registrados, seguido pelo PSDB (7,5%) e o PP (6,6%).

Sem o processamento total de todas as informações, o PT aparecia na 8ª posição, com 4,9% do total de registros. Até o início da noite, o TSE havia registrado mais de 8,6 mil candidatos a prefeito e mais de 230 mil candidatos a vereador. Em 2012, no total, foram 15.791 candidatos a prefeito e 449.792 a vereador.

Mais uma vez, as eleições municipais serão acirradas. A taxa é de 6,4 candidatos a vereador por vaga. No caso dos prefeitos, são 2,5.

Pelo perfil da faixa etária, cerca de 31% dos candidatos registrados têm entre 40 e 49 anos. A segunda faixa com maior número de candidatos registrados é a de 50 a 59 anos (24%).

O perfil profissional dos candidatos é variado, mas há uma frequência maior de servidores públicos municipais (16.960), seguido de agricultores (16.926) e comerciantes (15.952).

Aproximadamente 55%dos candidatos se identificaram como brancos. Os pardos são 36%. Em todo Brasil, os candidatos casados são maioria (56%). Já os solteiros representam 33% dos registros apresentados e processados pela Justiça Eleitoral até o início da noite ontem.

No Rio de Janeiro, a disputa deverá ser ainda mais acirrada. Segundo o TSE, serão 12 candidatos a vereador por vaga. No caso das prefeituras, serão três candidatos para cada vaga. Até o fim da noite de ontem, o Estado do Rio havia registrado 186 candidatos a prefeito.

Nenhum comentário: