terça-feira, 28 de março de 2017

Coluna do Estadão | O Estado de S. Paulo

Governo vai apoiar fim do imposto sindical
Incomodado com as críticas de sindicatos ao projeto de terceirização aprovado pelo Congresso, o governo vai dar o troco e apoiar o fim do imposto sindical. A medida será incluída no texto da Reforma Trabalhista em discussão na Câmara e conta com o apoio de parte da bancada governista. O Brasil tem hoje 17.068 entidades sindicais, enquanto países como Alemanha têm oito e a Argentina, perto de 60. Nos últimos cinco anos, sindicatos patronais e de trabalhadores amealharam R$ 15 bilhões com o desconto obrigatório de um dia de serviço.

Mamão com açúcar. O fim da contribuição sindical pode ser definido por meio de projeto de lei, bastando os votos da maioria dos presentes para derrubar a obrigatoriedade da cobrança.

Trabalhem, notáveis. Eliseu Padilha, Moreira Franco e Antonio Imbassahy farão hoje nova rodada de conversas individuais com os ministros. O governo exige que eles garantam os votos dos seus partidos nas reformas e nos projetos de interesse do Planalto.

Na chincha. As reuniões separadas serão na residência oficial da presidência da Câmara. O sinal vermelho acendeu com o placar da votação do texto da terceirização, aquém do esperado. Foram chamados só os ministros com bancada.

Todo cuidado...Ministros políticos do governo trabalham para o presidente Temer sancionar o projeto de terceirização sem vetos para não irritar a Câmara.

Jogo...Estados e municípios agradeceram ao governo a decisão de definir um prazo de seis meses para que façam suas reformas de previdência. Encontraram a desculpa para adotar as regras federais sem se indispor com o funcionalismo.

 ...Combinado. Ninguém acredita que em seis meses sairá uma reforma. Quem não fizer a mudança no prazo terá de seguir as rígidas regras federais. Tudo o que muitos governos e municípios querem.

Reclama lá. Defensores no governo da presidente do BNDES, Maria Silvia, lembram aos empresários que ela foi indicada por Paulo Skaf, da Fiesp.

Contra. O posicionamento das igrejas contra a Reforma da Previdência preocupa (e muito) o Planalto. Até o ministro da Indústria, Marcos Pereira, que é pastor, disse a aliados precisar de um discurso mais convincente para defender a medida aos fiéis.

Vou ali. Alvos de inquérito que apura corrupção envolvendo a UTC Engenharia nas obras de Angra 3, os ministros do TCU Aroldo Cedraz e Raimundo Carreiro se ausentaram da vota- ção que declarou a empreiteira inidônea. Ambos negam irregularidades.

O cara. Em depoimento ao TSE, Marcelo Odebrecht revelou que tinha tanta influência no governo, que a Marinha o acionava para liberar recursos do programa de submarino.

Alerta. O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, determinou o cercamento das áreas onde estão as seis bombas de sucção ao longo da transposição do Rio São Francisco. Desde janeiro, três pessoas já morreram afogadas no Velho Chico.

Por ser anterior… A Comissão de Ética Pública da Presidência deve arquivar o pedido de investigação contra o ministro da Justiça. Osmar Serraglio, flagrado em interceptação telefônica da Operação Carne Fraca conversando com um dos chefes do esquema. A avaliação é que se trata de fato anterior à nomeação dele.

Nenhum comentário: