quinta-feira, 14 de junho de 2018

Com garantia de vice, sigla anuncia apoio a Doria para governo de SP

Aliança pode estimular acordo nacional da legenda com os tucanos

Dimitrius Dantas | O Globo

-SÃO PAULO- Enquanto ainda decide o rumo que deve tomar na eleição presidencial, o DEM decidiu ontem compor com os tucanos na maior disputa regional do país. O partido de Rodrigo Maia anunciou que irá apoiar o ex-prefeito João Doria na corrida ao governo de São Paulo.

O partido chegou a conversar também com o atual governador, Márcio França (PSB), mas preferiu manter a tradicional parceria com o PSDB.

O anúncio oficial da aliança será realizado hoje, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, e do líder do partido na Câmara Federal, Rodrigo Garcia, um dos principais apoiadores do DEM de São Paulo ao presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin.

Na articulação pelo apoio, ficou acertado que a vaga de vice no acordo liderado por Doria será do Democratas. Garcia, que chegou a ser pré-candidato do partido para disputar o Palácio dos Bandeirantes, deve ser agora o escolhido do tucano para compor sua chapa.

Doria e Márcio França vêm disputando o apoio dos principais partidos para as eleições de outubro. Nesta semana, o PP anunciou que irá fazer parte da coligação do socialista. O evento de formalização ocorrerá amanhã, um dia após a oficialização da parceria do tucano com o DEM. Os dois travam uma batalha nos bastidores para garantir a maior fatia do tempo de televisão. DEM e PP tradicionalmente atuavam em bloco em São Paulo, mas se separaram nesta eleição.

França, que assumiu o cargo após Geraldo Alckmin renunciar para a disputa da Presidência, tem como objetivo aumentar seu reconhecimento junto à população. O ex-prefeito, por sua vez, terá que superar a rejeição, sobretudo na capital paulista, após deixar a prefeitura com 15 meses no cargo.

Doria ainda mantém a esperança de contar com o apoio de outro postulante ao Palácio dos Bandeirantes, o presidente licenciado da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) Paulo Skaf, do MDB. Ele conta com sua interlocução junto ao presidente Michel Temer para convencer Skaf a abandonar a corrida pelo Palácio dos Bandeirantes e tentar uma vaga no Senado.

Enquanto Doria tem apoio fechado de outros três partidos — PRB, PSD e PTB —, Márcio França diz já fechado acordo com pelo menos 15 siglas, entre elas PR, SD, PPS, PROS, PSC e PP, este último confirmado na última semana.

O apoio do DEM a João Doria anima a pré-campanha presidencial de Alckmin, que também espera reunir o DEM em seu arco de aliança para disputar a sucessão de Michel Temer. Até Rodrigo Maia anunciar o rumo que tomará na disputa presidencial, os tucanos pretendem manter o namoro com os democratas na tentativa de repetir a aliança também na esfera federal.

Nenhum comentário: