quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Grupo Tortura Nunca Mais/RJ

Solidariedade a família de Fernando Santa Cruz e a todos os desaparecidos políticos encarcerados, assassinados, exilados e banidos pelo Terrorismo de Estado

O Grupo Tortura Nunca Mais/RJ repudia, veementemente, as desprezíveis e revoltantes declarações do presidente da república do Brasil. Em uma mesma declaração afirmou ser cúmplice de desaparecimento forçado pelo Estado e garantiu a existência de pena de prisão perpétua no Brasil pelo encarceramento manicomial á revelia da lei.

No Brasil que executou apenas políticas frágeis de memória e justiça sobre crimes da ditadura empresarial-militar, torna-se ainda mais grave que o mandatário do mais alto cargo representativo declare saber, por “vivência no quartel”, o que aconteceu com um desaparecido político desde 1974.

Não é de hoje que este presidente defende crimes como a tortura, homenageando o notório torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra, que colocou em seu gabinete, quando era Deputado Federal, a placa “Quem procura osso é cachorro” tendo como alvo os familiares de mortos e desaparecidos políticos que há cinquenta anos lutam por saber como? quando? onde aconteceram esses desaparecimentos e toda a cadeia de comando responsável por esses crimes.

Cabe ressaltar que o Estado brasileiro descumpre cotidianamente a sua condenação internacional sobre o caso Gomes Lund (Araguaia), pela OEA. As declarações do presidente o colocam, mais uma vez, como um desses agentes perpetradores da violência de Estado, da tortura e do desaparecimento.

Exigimos que ele revele em juízo o que diz saber, com as diversas provas e apontando seus informantes, sob pena de falso testemunho. Ao contrário do que afirmou, de que o filho de Fernando Santa Cruz não gostaria de saber a “verdade”, a luta de todos os familiares, de ontem e de hoje, é pelo esclarecimento e responsabilização. A omissão e o acobertamento só serviram até hoje aos interesses dos algozes.

Por Fernando Santa Cruz

Por todos os mortos e desaparecidos da ditadura

Por todos os mortos e desaparecidos da história até hoje

Pela Vida
Pela Paz
Tortura Nunca Mais!

Nenhum comentário: