sábado, 17 de setembro de 2022

Merval Pereira - Eleição parece estar decidida

O Globo

Pesquisas apontam quadro praticamente definido. Nenhum candidato parece ter capacidade de mudar alguma coisa

Nunca houve uma eleição em que os eleitores estivessem tão definidos. Não há nenhuma perspectiva de mudança na campanha daqui pra frente. Dificilmente Bolsonaro vai crescer no primeiro turno, muito menos ultrapassar Lula, que também parou num patamar e não consegue subir para definir no primeiro turno.

Ciro e Simone Tebet estão estacionados e nada indica que poderão substituir Bolsonaro no segundo turno. E ele também não cai do patamar de 30%; se acontecesse, poderia haver um voto útil em Simone ou Ciro.

A não ser que aconteça algo extraordinário, o resultado deve ser um segundo turno entre Lula e Bolsonaro; e Bolsonaro sem a menor condição de vencer. Bolsonaro cometeu erros fundamentais e nunca se preocupou muito com trabalho social, sempre foi metido com valores regressivos da sociedade. Pegou um vácuo na sociedade que até hoje não se explica e se elegeu presidente da República.

Mas não preparou o caminho para se reeleger, se descuidou de todas as coisas importantes que aconteceram no país, principalmente a pandemia, que foi a gota d’água. Querer convencer, nos últimos seis meses, que é bom e pensa nos pobres, não adianta.

Não é possível querer ganhar uma eleição fazendo tanta bobagem e absurdos, como a farmácia popular cortar remédio de pobres nesta reta final de campanha. Há uma incompetência muito grande na gestão desde o início do governo – foram cinco ministros da Educação – e não houve estabilidade nos setores mais importantes – a exceção foi o Paulo Guedes, mesmo com Bolsonaro sempre forçando a mudar posições.

5 comentários:

Anônimo disse...

É patético esse efeito avestruz de vocês enfiarem a cabeça debaixo do chão e fingirem não estarem vendo nada ao redor.
Várias pesquisas de institutos diversos, diferente das preferidas: Datafolha e IPEC, apontam a vitória do Bolsonaro, inclusive a pesquisa do Google, que coloca Bolsonaro vencendo com 53% da preferência e a frente em todos os estados e Distrito Federal
Só faltam 15 dias para essa narrativa delirante, porém maliciosa e cínica, perder espaço Estou contando os dias pra ver que tipo de lero-lero vocês vão iniciar a partir do dia 3 de outubro
Vocês venderam mesmo consciência e a alma , certamente o chifrudo cobrara um preço alto
Se preparem

Anônimo disse...

Inacreditável como esses bolsonaristas, assim como os petistas, sofrem de cegueira política crônica. Essa gente sofre da síndrome dos presos na caverna de Platão. Por favor, como vocês não têm o hábito da leitura, não confundir com patrão.

Anônimo disse...

Quiram ou não é fato, Gnu e cru, Lula vai sendo eternizado, imortalizado e santificado no altar da glorificação histórica.
E essa consagração é real: não há maior prêmio nem maior insígnia do que ser perseguido e caçado com este nível de violência pelo aparelhamento judicial e financeiro em uníssono, com o auxílio de toda a imprensa e dos serviços de “inteligência” nacionais e estrangeiros. É o maior reconhecimento de uma vida que teve um sentido maior, léguas de distância do que a maioria de nós poderia sonhar. (Gustavo Conde)

Anônimo disse...

As pesquisas confiáveis têm repetido o mesmo padrão durante semanas, meses, e a rejeição a Bolsonaro só cresce, principalmente entre os mais pobres! O colunista não inventa, só constata!

ADEMAR AMANCIO disse...

Tomara que nada mude,no segundo turno,a distância entre Lula e Bolsonaro só aumenta.