O Globo
Voltar ao que tínhamos antes não basta. É
preciso ousadia para resolver a atual emergência humanitária e garantir o
crescimento futuro
O Brasil precisa de políticas sociais
inovadoras e mais ambiciosas. De um lado, porque anos de desmonte continuado
das que construímos levaram-nos a uma emergência humanitária, cuja face mais
cruel são 33
milhões de pessoas passando fome. De outro, porque a transição
demográfica e profundas transformações na economia e no trabalho — cada vez
mais dependentes de conhecimento, da criatividade e da capacidade de aprender
ao longo da vida — agregam à emergência humanitária urgência histórica.
Quais políticas seriam? Voltar ao caminho que trilhávamos antes do desmonte será um grande desafio, mas é insuficiente. Precisamos da ousadia para inovar no desenho e na implementação, como fizemos, por exemplo, ao criar o SUS, ao derrotar a hiperinflação com o Plano Real e ao instituir, unificar, expandir e aprimorar programas de transferência condicionada de renda no início deste século.
Não podemos esquecer que garantir o
crescimento econômico é fundamental, mas a História é repleta de evidências de
que ele não basta, sobretudo em realidades de elevada desigualdade. Portanto,
além do crescimento sustentável, precisaremos de novas políticas sociais que
busquem simultaneamente reduzir desigualdades e aumentar a mobilidade social
das populações mais vulneráveis.
Quanto ao escopo, precisam fazer cumprir o
que a Lei Orgânica da Assistência Social e outras normas setoriais — em
educação, saúde, moradia, trabalho etc. — prescrevem: assegurar ofertas de
serviço públicos a partir de uma concepção da multidimensionalidade das
demandas e necessidades dos sujeitos, conforme os direitos fundamentais estabelecidos
na Carta Magna. Como fazer isso?
Primeiro, desenvolvendo a capacidade
estatal para identificar situações individuais e familiares complexas, tanto em
termos de demandas como de potencialidades, construindo com — e não para — os
cidadãos trajetórias flexíveis, continuadas e eficazes, garantindo assim
imediatamente os mínimos necessários à vida digna (da segurança alimentar à
inclusão digital) e, gradualmente, a melhoria nos níveis de qualidade de vida e
inserção produtiva.
Trata-se de aumentar a qualificação da
burocracia de rua e da capacidade de execução do Estado e, ao mesmo tempo,
considerar os cidadãos como titulares de direitos e não meros usuários de
serviços públicos. Aqui, por exemplo, por que não partir da experiência do
Saúde da Família e criar Agentes de Desenvolvimento Social para construir esses
planos de mobilidade social com os mais vulneráveis?
Segundo, assegurando a oferta das políticas
públicas setoriais. Afinal, se uma família é referenciada para um serviço que
não é ofertado ou incapaz de atendê-la adequadamente, o problema não está na
falta de intersetorialidade, mas na insuficiência ou fragilidade das ofertas
setoriais. A estruturação do serviço passa pelo conhecimento setorial
específico, mas também pela responsabilidade pública para com a qualidade do
desenho, da implementação, do monitoramento e da avaliação das intervenções.
Terceiro, em termos operacionais, a
transformação digital traz a potência de facilitar a integração de sistemas
setoriais (CadÚnico, DataSus, Inep etc.), que pode otimizar a focalização dos
serviços, acelerar os fluxos de referência e contrarreferência e propiciar
melhores mecanismos de monitoramento e avaliação constantes.
Por fim, devemos expandir e aprimorar as
políticas de trabalho. No Brasil, como na média da OCDE, o gasto público com
mercado de trabalho é de cerca de 0,5% do PIB, mas somente 0,0004% desse
montante é aplicado em qualificação profissional, proporção muito inferior à média da OCDE (0,12%).
Como promover inclusão produtiva dos mais
vulneráveis se não oferecermos qualificação profissional, sobretudo com a
tendência de aumento do desemprego estrutural no Brasil? E o que será deles
quando, em 2050, segundo o IBGE, nossa população acima de 60 anos for superior
àquela entre 20 e 49 anos?
Ou fazemos o que tem de ser feito agora ou ficaremos presos à “armadilha da renda média”, em que a renda per capita é superior à dos países mais pobres, mas muito inferior à dos desenvolvidos, com desigualdades e outras ineficiências impedindo que alcancemos os últimos. Nenhum país obteve o status de desenvolvido depois de ter completado a transição demográfica. Em suma: é agora ou, possivelmente, nunca.
Um comentário:
Muito bom o artigo.
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