quinta-feira, 15 de setembro de 2016

‘Truque de ilusionismo’, diz defesa de Lula

• Advogado de ex-presidente afirma que denúncia se baseia em ilações e não contém prova de qualquer crime

Sergio Roxo e Tiago Dantas - O Globo

-SÃO PAULO- Em reação ao Ministério Público Federal, o advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin Martins, chamou a denúncia contra o líder petista de “discurso farsesco” e “truque de ilusionismo”. Disse que os procuradores da LavaJato não comprovaram as acusações de que seu cliente e parentes foram beneficiários de reformas no tríplex em Guarujá. Também, segundo Zanin, não ficou provado que eles participaram da operação de guarda do acervo presidencial. Esses dois procedimentos foram pagos pela OAS em troca de contratos com o governo federal, de acordo com os procuradores. Lula comentará o caso hoje.

— O crime de Lula para a Lava-Jato é ter sido presidente eleito democraticamente duas vezes — afirmou Zanin. — Um novo país nasceu hoje (ontem) sob a batuta de Deltan Dallagnol (procurador do Ministério Público) e, neste país, ser amigo e ter aliados políticos é crime.

O advogado de Lula criticou a apresentação da denúncia feita pelos procuradores, que, em sua opinião, feriu o princípio constitucional da presunção de inocência. Ele também classificou a argumentação de Dallagnol como “incompatível com a realidade" e com as provas levantadas pela defesa. Os indícios levantados pela força-tarefa são, para Zanin, “hipóteses e ilações”.

O advogado relatou que, em 2005, a ex-primeira-dama Marisa Leticia Lula da Silva comprou uma cota que daria direito a um apartamento da Bancoop em Guarujá. Em 2009, a Bancoop transferiu o empreendimento para a OAS com aval do Ministério Público Estadual. Os cotistas poderiam, então, resgatar o investimento ou adquirir um apartamento. Marisa preferiu cessar os pagamentos, que, àquela altura, somavam R$ 179.650,80.

Segundo Zanin, Lula visitou o tríplex a convite da OAS apenas uma vez. Marisa e o filho do casal, Fábio, estiveram no lugar duas vezes. A família não quis o imóvel e pediu a devolução do valor investido, segundo a versão da defesa. Como a OAS não pagou, Marisa entrou com um processo na Justiça. A ação ainda não foi julgada.

— Em nenhum momento esse imóvel foi de propriedade de Lula ou de sua família.

Zanin também afirmou que o Ministério Público não apresentou prova de que Lula atuou de forma criminosa no armazenamento de itens que acumulou enquanto ocupou a Presidência da República.

O advogado criticou o delegado da Polícia Federal responsável pelo indiciamento de Lula, Márcio Anselmo, que não teria dado oportunidade para a defesa se pronunciar na fase de investigação, além de fazer comentários contra o ex-presidente nas redes sociais. Sobre o juiz Sérgio Moro, que está à frente da Lava-Jato na primeira instância, afirmou que aguarda o julgamento de ação em que diz que ele não é imparcial.

Lula deverá fazer um pronunciamento hoje, durante reunião do Diretório Nacional do PT, em São Paulo. A expectativa é que ele ataque os procuradores e se diga vítima de perseguição política.

O líder petista recebeu a notícia de que seria alvo da denúncia após almoçar com aliados em São Paulo. O presidente do PT, Rui Falcão, disse que a denúncia não surpreendeu:

— É uma denúncia que já era esperada, que já tinha sido antecipada neste processo de tentativa de criminalização do Lula e da sua interdição futura.

Nenhum comentário: