quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Pesquisa Ibope em sete capitais

Ibope: Crivella sobe e vai a 31%

• Cinco candidatos disputam o segundo lugar no Rio; Pedro Paulo cresce e agora está empatado com Freixo

A primeira pesquisa Ibope após o início da propaganda na TV mostra que Marcelo Crivella cresceu quatro pontos e continua liderando a disputa pela prefeitura do Rio, com 31% das intenções de voto. Cinco candidatos estão empatados tecnicamente em segundo. Pedro Paulo subiu três pontos e aparece com 9%, o mesmo percentual de Marcelo Freixo, que perdeu três. Jandira (8%) e Indio (7%) também oscilaram positivamente. Flávio Bolsonaro caiu e tem 8%. Segundo o Ibope, Pedro Paulo é rejeitado por 36%, seguido por Jandira (35%), Bolsonaro (29%) e Crivella (24%).

Ibope: Crivella cresce e lidera com 31%

• Freixo, Pedro Paulo, Bolsonaro, Jandira e Indio estão tecnicamente empatados em segundo lugar

- O Globo

Na segunda pesquisa Ibope sobre a disputa pela prefeitura do Rio, divulgada ontem, o candidato Marcelo Crivella (PRB) continua na liderança, com 31%. Ele cresceu quatro pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, realizado entre 20 e 22 de agosto.

Em segundo lugar, empatados tecnicamente, estão Marcelo Freixo (PSOL) e Pedro Paulo (PMDB), com 9%; Flávio Bolsonaro (PSC) e Jandira Feghali (PCdoB), com 8%; e Indio da Costa (PSD), com 7%.

Os cinco candidatos oscilaram dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. No caso de Freixo e Bolsonaro, esse movimento foi para baixo. Na pesquisa anterior, o candidato do PSOL tinha 12% e o do PSC, 11%.

Já os outros três concorrentes que estão empatados em segundo lugar oscilaram para cima. Pedro Paulo e Jandira tinham 6% e Indio, 5%.

Em seguida, na pesquisa divulgada ontem, aparece Osorio (PSDB), com 3%. Alessandro Molon (Rede) e Cyro Garcia têm 1%.

Esse foi o primeiro levantamento feito pelo Ibope após o início da propaganda de rádio e TV. A pesquisa, encomendada pela Rede Globo, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio. Foram ouvidas 1.001 pessoas nos dias 12 e 13 deste mês.

Levando em conta a margem de erro de três pontos percentuais, o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Na pesquisa espontânea, em que a relação de candidatos não é apresentada ao eleitor, Crivella aparece com 19%, seguido por Freixo, com 7%, e Pedro Paulo, com 6%. Bolsonaro e Jandira têm 4%, Indio, 3% e Osorio, 2%.

Índice de rejeição
Entre os candidatos, Pedro Paulo é o que aparece com maior rejeição, de 36%; seguido de Jandira, com 35%; Bolsonaro, com 29%; e Crivella, com 24%.

Na pesquisa Ibope divulgada no final de agosto, Crivella e Jandira tinham a maior taxa de rejeição (35%). Na sequência, apareciam Pedro Paulo (33%) e Bolsonaro (31%).

O Ibope simulou ainda três possibilidades de segundo turno. Crivella ganharia tanto de Freixo quanto de Bolsonaro. E o candidato do PSOL derrotaria o do PSC, se os dois se enfrentassem num segundo turno.

Numa eventual disputa com Freixo, Crivella teria 52% das intenções de voto contra 26% do candidato do PSOL. Se o adversário fosse Bolsonaro, Crivella teria 54% contra 20%. Já se a disputa fosse entre Freixo e Bolsonaro, o candidato do PSOL teria 37% e o do PSC, 27%.

Além da intenção de voto na disputa municipal, os entrevistados também foram perguntados sobre a avaliação da administração do prefeito Eduardo Paes (PMDB). A taxa de ótimo/bom foi de 27%, a mesma do levantamento anterior. A gestão de Paes foi considerada regular por 38% e ruim ou péssima por 34%. Na pesquisa divulgada no fim de agosto, 40% consideravam a administração municipal regular e 32%, ruim ou péssima.

Em SP, Russomanno cai; Marta e Doria sobem

• Peemedebista e tucano estão tecnicamente empatados; Haddad não cresceu

O Ibope mostrou que, em São Paulo, o líder Celso Russomanno caiu e que Marta Suplicy e João Doria agora estão em empate técnico. -SÃO PAULO- Pesquisa Ibope divulgada ontem sobre a corrida eleitoral em São Paulo mostrou queda do candidato a prefeito Celso Russomanno (PRB) e empate técnico entre Marta Suplicy (PMDB) e João Doria (PSDB). Russomanno teve 30% das intenções de voto, enquanto Marta conquistou 20% e Doria, 17%. O prefeito Fernando Haddad (PT) apareceu com 9%, Luiza Erundina (PSOL) com 5% e Major Olímpio (SD) com 1%. Brancos somaram 13% e não responderam, 4%.

Na sondagem feita no fim de agosto, Russomanno tinha 33%, Marta 17%, Haddad, Erundina e Doria estavam empatados com 9% e Major Olímpio, 2%. Brancos e nulos eram 13% e 4% não responderam. O tucano foi o que mais cresceu na sondagem: oito pontos percentuais.

O resultado é similar ao da pesquisa Datafolha divulgada na última sextafeira e que indicou também uma diminuição da intenção de voto no líder da disputa paulistana, Russomanno, e crescimento dos adversários do PMDB e PSDB. Na eleição de 2012, o candidato do PRB liderou as pesquisas até uma semana antes da votação, quando nem para o segundo turno foi, terminando em terceiro lugar.

Candidato à reeleição, Haddad continua registrando o maior índice de rejeição junto ao eleitorado — 48% disseram não votar nele de jeito algum. Marta e Erundina aparecem na sequência com 27% e 29%, respectivamente. Russomano tem 22% de rejeição; e Doria, 18%.

Segundo turno
O Ibope também fez simulações de segundo turno. Russomanno venceria em todos os cenários. Com Marta, ele teria 44%; ela, 33%. Com Doria, o deputado chega a 49% e o tucano 28%.

Entre Doria e Marta, a senadora venceria com 41% e o tucano 34%.

Haddad não vence em nenhum cenário pesquisado. A melhor performance do petista é num enfrentamento com Erundina, no qual teria 30%.

A avaliação do governo Haddad melhorou em relação ao levantamento anterior, mas a maioria dos entrevistados continua considerando a gestão ruim e péssima (53%). Em agosto, eram 57%. Para 29%, ela é regular, contra 30% na sondagem anterior. Agora, 15% consideraram o governo ótimo ou bom. No mês passado, eram 13%.

O candidato do PRB tem dito nos últimos dias que sua queda nas pesquisas se deve ao fato de ele ter o menor tempo de TV no horário eleitoral em comparação aos principais candidatos. Reservadamente, a avaliação na campanha é que o discurso de Russomanno pouco amistoso ao serviço prestado pelo Uber foi o responsável pela queda na intenção de voto.

A campanha de Marta atribuiu o crescimento dela nas pesquisas à lembrança pelo eleitor do legado de quando foi prefeita de São Paulo, entre 2001 e 2004. Para Doria, a arrancada dele se deve ao aumento do grau de conhecimento da sua candidatura por meio do horário eleitoral. Ele ainda é o mais desconhecido pelos eleitores.

O Ibope ouviu 1.001 eleitores da capital entre os últimos dias 10 e 14. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob o protocolo SP-07072/2016.


Belo Horizonte
Na pesquisa Ibope divulgada ontem, o candidato do PSDB, João Leite, aparece na liderança da corrida eleitoral na capital mineira, com 33% das intenções de voto. O segundo colocado é Alexandre Kalil (PHS), com 22%. Se a eleição fosse realizada hoje, Leite e Kalil estariam no segundo turno. Luís Tibé (PTdoB) apareceu com 5% das intenções de voto; Délio Malheiros (PSD) e Eros Biondini (PROS) com 4%.

João Pessoa
O atual prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), aparece com 53% das intenções de voto, o que aponta para uma reeleição em primeiro turno na capital da Paraíba. Em segundo lugar, está Cida Ramos (PSB), com 29%. Na pesquisa anterior, Cartaxo tinha 52%, e Cida Ramos, 23%. Os outros dois candidatos são Professor Charliton (PT) e Victor Hugo (PSOL); ambos com 2%.

São Luís
Em São Luís, no Maranhão, a pesquisa aponta o candidato à reeleição Edivaldo Holanda Júnior (PDT) na liderança, com 37% . Em segundo lugar, aparece Wellington do Curso (PP), com 31%. Os dois candidatos cresceram em relação à última pesquisa, que mostrava Edivaldo com 29% e Wellington com 20%. Em terceiro lugar está Eliziane Gama (PPS), com 10%.

Fortaleza
Na capital do Ceará, Roberto Cláudio (PDT) aparece com 34% das intenções de voto, seguido por Capitão Wagner (PR), com 28%. Luizianne Lins (PT) tem 18% e Heitor Férrer (PSB), 7%. No levantamento anterior, os quatro apareciam, respectivamente, com 29%, 21%, 18% e 9%.

Maceió
O candidato do PSDB à prefeitura de Maceió, Rui Palmeira, assumiu a liderança nas intenções de voto, com 35%. Cícero Almeida (PMDB) é o segundo colocado, com 28%. No levantamento anterior, ambos apareciam empatados com 31% das intenções de voto.

Nenhum comentário: