domingo, 7 de outubro de 2012

São Paulo enfrenta empate triplo inédito para prefeito


Os eleitores de São Paulo vão hoje às urnas na disputa mais indefinida pelo segundo turno da história da cidade. Segundo pesquisa Datafolha realizada ontem e anteontem, três candidatos estão embolados, com chances de concorrer no dia 28. José Serra (PSDB) tem 28% dos votos válidos e superou numericamente Celso Russomanno (PRB), com 27%. Fernando Haddad (PT) tem 24%.

Serra, Russomanno e Haddad chegam ao dia da eleição empatados

Disputa é a mais apertada da história de São Paulo

Eleitores que deixaram decisão para a última hora podem definir o resultado

A eleição para prefeito de São Paulo hoje é a mais apertada da história recente do município. Pesquisa concluída ontem pelo Datafolha mostra que os três candidatos que lideram a disputa na maior cidade do país chegaram à véspera da eleição embolados, tornando impossível prever quem disputará o segundo turno, marcado para o próximo dia 28.

Segundo o Datafolha, o candidato do PSDB, José Serra, tinha ontem 28% das intenções de votos válidos (excluídos eleitores dispostos a votar em branco ou nulo). O candidato do PRB, Celso Russomanno, que liderou a corrida por mais de um mês, estava com 27% ontem. O petista Fernando Haddad tinha 24%.

Com a margem de erro de dois pontos, o resultado era de empate técnico entre os três. Muitos eleitores deixaram para decidir na última hora (6%), o que significa que qualquer um dos três poderá chegar ao segundo turno.

Mais de 140 milhões de pessoas estão inscritas para participar das eleições de hoje, quando o país irá escolher os prefeitos e os vereadores que irão administrar os 5.565 municípios brasileiros nos próximos quatro anos.

O resultado em Belo Horizonte também é imprevisível. O prefeito Marcio Lacerda (PSB) tem chances de se reeleger hoje, mas poderá se ver forçado a enfrentar Patrus Ananias (PT) no segundo turno. Em Curitiba, a queda da diferença entre o prefeito Luciano Ducci (PSB) e o ex-deputado Gustavo Fruet (PDT) torna indefinido o nome de quem concorrerá com Ratinho Junior (PSC) na etapa final. Em Recife, Geraldo Julio (PSB) aguarda a definição entre Daniel Coelho (PSDB) e Humberto Costa (PT).

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: