terça-feira, 20 de novembro de 2012

Disputa pela liderança abre divisão no PMDB

Pelo menos sete deputados estão na briga pelo cargo de líder do segundo maior partido na Câmara. A maioria não reza na mesma cartilha do atual comandante, Henrique Alves

Paulo de Tarso Lyra

Depois de sete anos na liderança do PMDB na Câmara, a provável eleição de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) para a presidência da Casa, no início de 2013, abriu uma disputa acirrada pelo cargo de líder da bancada. Quase 10% dos deputados peemedebistas estão de olho na cadeira que Alves só deve desocupar em fevereiro do ano que vem. O debate antecipado sobre a sucessão na liderança acontece a contragosto do peemedebista potiguar. E boa parte dos postulantes gostaria que ele não se envolvesse no processo. "Seria salutar para a bancada, teríamos mais liberdade para discutir os nosso temas", disse um dos postulantes, o deputado Danilo Forte (PMDB-CE).

Henrique Eduardo Alves preferia adiar o assunto para concentrar-se exclusivamente nas costuras políticas que envolvem a disputa da presidência da Casa, no ano que vem. Mas, após verem que o atual líder se reuniu com cinco legendas, deixando pavimentada a sua eleição e tendo ele recebido o aval da presidente Dilma para suceder o petista Marco Maia (PT-RS), os demais integrantes da bancada acharam-se no direito de iniciar a corrida pelos votos entre os colegas de partido.

Pelo menos sete nomes já se apresentaram como postulantes à vaga: Danilo Forte (CE), Eduardo Cunha (RJ), Marcelo Castro (PI), Sandro Mabel (GO), Manoel Júnior (PB), Rose de Freitas (ES) e Osmar Terra (RS). Nenhum deles tem alinhamento automático com o governo federal. E muitos fazem parte do chamado grupo dissidente do PMDB, que, ao longo do mandato de Alves, questionava a pouca democracia interna na bancada e a ausência de debate sobre a participação do PMDB no governo. "Nós queremos participar mais do debate de políticas públicas, uma das bandeiras de nossa legenda", disse Danilo.

O líder pretende lutar para fazer o próprio sucessor e não perder a ascendência que tem sobre a bancada, a segunda maior da Câmara, com 78 deputados, atrás apenas da do PT. Dois nomes despontam como mais próximos a ele: Eduardo Cunha (RJ) e Sandro Mabel (GO). O primeiro tem papel de destaque na bancada, auxiliando as votações e o encaminhamento das posições do partido com base no regime interno. "É um dos deputados que mais conhecem o regimento nesta Casa", destacou um aliado de Henrique Alves.

O segundo era deputado pelo PR, mas perdeu espaço na legenda após uma briga com o atual secretário-geral — na época, presidente do partido — Valdemar Costa Neto (SP). Foi filiado à legenda avalizado pelo vice-presidente da República, Michel Temer, pelo próprio Henrique Alves e pelo líder do partido no Senado, Renan Calheiros (AL). Os três fizeram questão de ir pessoalmente a Goiânia participar da cerimônia de entrada de Mabel no partido.

Desafeto. Mas a escolha de um deles não será fácil. O Planalto tem arrepios ao ouvir o nome de Eduardo Cunha. O pesadelo extrapola os limites do mandato da presidente Dilma e remete a 2007, época do governo Lula. Queixoso pela não nomeação de aliados em Furnas, o parlamentar fluminense "sentou" no relatório de prorrogação da CPMF. A matéria chegou tardiamente ao Senado, não houve tempo para negociação com os senadores e o governo perdeu uma receita de aproximadamente R$ 40 bilhões naquela que é considerada por Lula sua maior derrota política.

Já no governo Dilma, Henrique quase rachou com o Planalto por causa de Eduardo Cunha em dois momentos: nas demissões promovidas por Dilma no setor elétrico e na tentativa do líder de emplacar o aliado na relatoria do Código Civil. Agora, Cunha bate o pé e pretende apresentar emendas à MP 579, que muda as regras de concessão das empresas de energia e desonera a conta de luz para grandes e pequenos consumidores. Mabel, por sua parte, é visto como "um líder profissional". Mas é cristão novo no partido e ainda tem pouco trânsito na bancada.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: