domingo, 22 de setembro de 2013

Cenário de 2014 vai tomando forma - Rosane de Oliveira

A saída do PSB do governo, que só será consumada quando a presidente Dilma Rousseff retornar de Nova York, foi o segundo fato mais importante para a definição do quadro eleitoral de 2014. O primeiro será conhecido nos próximos dias: a concessão ou não do registro à Rede Sustentabilidade, o novo partido da ex-senadora Marina Silva.

Em segundo lugar em todas as pesquisas de intenção de voto, Marina foi quem mais ganhou espaço com os protestos de junho. Se as eleições fossem hoje – e se tivesse um partido para concorrer – Marina disputaria o segundo turno com a presidente Dilma Rousseff. Caso a Rede não consiga o registro até o dia 4, Marina poderá aceitar o convite do PPS ou do Partido Ecológico Nacional (PEN) para se filiar, mas ela não quer discutir essa hipótese. Seus aliados juram que ela não tem plano B.

Filiar-se a um partido de aluguel seria uma saída viável do ponto de vista eleitoral, mas insustentável politicamente para quem construiu a Rede com o discurso de fazer política de uma forma diferente.

O PPS é um partido tão sem personalidade, que ofereceu abrigo a Marina e a José Serra, mas seu presidente, Roberto Freire, admite apoiar o tucano Aécio Neves. Pelo discurso e pelos movimentos que faz, o único projeto é fazer oposição à presidente Dilma Rousseff. E o PEN tem existência legal, mas carece de representatividade.

A convicção de que Marina não conseguirá registrar seu partido precipitou a decisão do PSB de sair do governo, deixando o governador Eduardo Campos (PE) liberado para buscar aliados na própria base de Dilma. Os principais alvos são o PDT, o PP e o PSD. Articulador da candidatura de Campos, o deputado Beto Albuquerque acredita que ele conseguirá o apoio do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), que, no entanto, já se declarou disposto a trabalhar pela reeleição de Dilma.

Aécio Neves saiu da letargia em que estava nos últimos meses e começou a viajar pelo Brasil. Em cada entrevista ou manifestação, faz duras críticas ao governo Dilma e pede para "conversar" com os eleitores. A presidente também intensificou sua agenda de viagens pelo país, fazendo inaugurações e anunciando obras. A campanha está no ar.

Guinada na carreira
Dona de um patrimônio de quase 500 mil votos, a deputada Manuela D"Ávila (PC do B) desconcertou colegas e eleitores ao anunciar em sua página na internet, que vai trocar Brasília por Porto Alegre e será candidata à Assembleia em 2014. A decisão vinha sendo amadurecida desde o ano passado, quando perdeu a eleição para a prefeitura. Foi tomada em julho, mas mantida em segredo até o início da semana.

"Tenho muita vontade de devolver ao meu Estado a experiência que acumulei nesses dois mandatos em Brasília", escreveu.

Além da convicção de que cumpriu seu ciclo na Câmara em dois mandatos e de que quer ficar mais perto dos movimentos sociais, questões pessoais pesaram na decisão de mudar. Com mandato desde os 23 anos, quando se elegeu vereadora, está cansada da ponte aérea Porto Alegre-Brasília e quer ter mais tempo para a família. Aos 32, diz que tomou uma decisão madura:

– Estou vivendo um momento muito feliz. Fiz uma reflexão sobre a minha trajetória e concluí que é hora de voltar para o Estado.

Casada com o músico Duca Leindecker, 43 anos, Manuela planeja ter um filho, mas garante que não foi esse o motivo de trocar Brasília por Porto Alegre.

– Sempre quis ser mãe, mas nunca achei que a atividade de deputada federal fosse incompatível com a maternidade.

No apartamento que divide com Duca e Guilherme, 10 anos, filho dele e da atriz Ingra Liberato, Manuela mima a gata Colorida, enquanto conta que, na adolescência, sonhava se casar com um músico – não o vocalista do Cidadão Quem, um dos seus ídolos, mas com ninguém menos do que Paul McCartney.

Orgulhosa, mostra as pinturas e os desenhos de Gui, que em poucos minutos fez um retrato de Colorida. Diz que o menino deve ter herdado o talento do avô mater
no, autor dos quadros que enfeitam a sala.

Com quase 7 mil seguidores no Instagram e cerca de 80 mil no Twitter, Manuela compartilha fotos, informações e reflexões. No Instagram, só cabem fotos de alto-astral: paisagens, o refúgio à beira da lagoa, em Osório, a gata Colorida, ela, Duca, Gui, a família. No Twitter, mensagens pessoais e de trabalho. E no blog Bola de Meia Bola de Gude, poemas reveladores do estado espírito no dia em que foram escritos.

TJ não reserva vagas a negros em concurso
O concurso do Tribunal de Justiça do RS para serviços notariais e registrais não reservou vagas para negros e pardos, como manda a legislação estadual. O Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos entrou com pedido de liminar para suspender o certame. A medida foi negada pelo próprio TJ em 1º e 2º graus, e aguarda o julgamento do mérito. Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, um dos motivos para a negativa é que o pedido de suspensão foi entregue após os exames.

No mesmo concurso, o TJ teve de aumentar o percentual de reserva de vagas a pessoas com deficiência. O Conselho Nacional de Justiça determinou que o índice fosse de 10%, e não de 5%, como constava no edital.

Aliás
As pesquisas de hoje mostram que José Serra não está morto depois de sucessivas derrotas. Se sair do PSDB e for candidato, pode embolar o quadro.

Fonte: Zero Hora (RS)

Nenhum comentário: