sábado, 7 de junho de 2014

Datafolha revela que eleitor está 'desencantado', diz cientista da Unicamp

• Ricardo Antunes, cientista político da Unicamp, diz que o fato de 30% do eleitor ouvido pelo Datafolha não ter candidato, revela insatisfação contra o governo e também com a oposição

Germano Oliveira - Globo

SÃO PAULO — A pesquisa Datafolha publicada hoje no jornal "Folha de S. Paulo", mostra que o eleitor está desencantado com os políticos de um modo geral, segundo explica Ricardo Antunes, cientista político da Universidade de Campinas (Unicamp). Esse desencanto seria responsável tanto pela queda nas pesquisas da presidente Dilma Rousseff (PT) - que caiu de 37% para 34% -, quanto dos candidatos da oposição que também caíram - Aécio Neves (PSDB) oscilou de 20% para 19% e Eduardo Campos (PSB) caiu de 11% para 7%. E o pior, de acordo com o Datafolha, é que 30% não têm candidato.

Como o senhor interpreta esses dados do Datafolha?
Existe uma insegurança do eleitor quanto ao futuro. Os dados sinalizam que o governo da presidente Dilma não vai bem e que a oposição também não tem alternativas boas. Isso acontece também em países da Europa, onde o descontentamento é grande e se reflete no absenteísmo. Se no Brasil a eleição não tivesse o voto obrigatório, é possível dizer que poderíamos ter uma eleição com abstenção de algo em torno de 50%. Acho que se não tivéssemos o voto obrigatório este ano, correríamos o risco de ter uma abstenção recorde.

A pesquisa mostra que a oposição não está conseguindo catalizar os votos que a presidente Dilma está perdendo?
O eleitor está percebendo que se Dilma não está fazendo um bom governo, também a oposição não é efetiva. O eleitor conhece as conexões de Aécio com o PSDB e sabe que o partido tem certa insensibilidade com o social. O pobre acha que um governo do PSDB pode lhes tirar o Bolsa Família e por isso esse descontentamento com Dilma não tem levado o eleitor para o lado de Aécio. Já Eduardo Campos é desconhecido pelo eleitor do país. Ele só é conhecido em Pernambuco. Mas quem o conhece sabe que ele estava até recentemente com Lula e Dilma e agora pode até apoiar Alckmin (governador Geraldo Alckmin, candidato a reeleição pelo PSDB em São Paulo).

E o que tem provocado essa insatisfação?
Os indicadores econômicos, a volta da inflação, mas até a Copa do Mundo de Futebol tem provocado desencanto. A população tem o futebol como paixão nacional, mas percebe que não é a coisa mais importante do mundo. Vê com desdém. Percebe que o país da Copa da Fifa não é verdadeiro. Se investe em estádios modernos, mas não se investe em saúde, educação, transporte. Quando Lula trouxe a Copa para o Brasil, seria o coroamento de um ciclo dourado do governo Lula, mas o eleitor está percebendo agora que foi o fim de um mito, que o mito ruiu.

Nenhum comentário: