terça-feira, 17 de junho de 2014

No Ceará, Dilma opta pelo PROS e deixa Eunício só

• Líder do PMDB ficou sem apoio do PT na eleição para o governo e pode se aliar à oposição

Maria Lima e Fernanda Krakovics – O Globo

Menos de uma semana após garantir o tempo de TV e o apoio do PMDB nacional à sua reeleição, a presidente Dilma Rousseff garantiu ontem ao governador do Ceará, Cid Gomes (PROS), o apoio do PT ao nome que ele indicar para sua sucessão, esvaziando a pré-candidatura do líder do PMDB no Senado, Eunício de Oliveira. Fontes do Planalto revelaram que a decisão foi tomada após o diretório do Ceará, comandado por Eunício, ter sido contabilizado entre os que deram votos contra a aliança nacional do PT com o PMDB, na convenção nacional peemedebista, semana passada. “Ele não entregou o que prometeu”, disseram interlocutores de Dilma. Eunício e o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, deputado Eliseu Padilha (RS), negaram a falta de apoio na convenção.

— Ficou acertado que o PT vai apoiar o candidato de Cid. Só falta definir o nome.

O PMDB de Eunício vai ficar só. Perguntei ao Berzoini e ele me garantiu que o PT não arreda o pé e está fechadíssimo comigo na chapa para o Senado — disse o ex-líder do PT, José Guimarães.

Eunício negocia com PR, PSDB E PSB
Líder nas pesquisas de intenção de votos, Eunício está articulando o apoio de outros partidos da base, como o PR. Ele poderá até ir a palanques de siglas da oposição, com o PSB de Eduardo Campos ou PSDB de Aécio Neves. Já teria conversado com o presidente do PSDB no Ceará, Luís Pontes, para fechar uma chapa com Tasso Jeiressatti ao Senado.

— Eunício é um grande candidato, e essa decisão do PT e do PROS pode empurrá- lo para o palanque das oposições — disse o vice-líder do PMDB, deputado Danilo Forte (CE).

O presidente do PROS, Eurípedes Júnior, que participou do encontro de Cid com Dilma, disse que o governador decidirá o candidato à sua sucessão dois dias antes da convenção nacional do partido, marcada para o dia 24. O escolhido terá o apoio de Dilma na eleição local. Segundo Eurípedes, na audiência de ontem, Dilma foi convidada para a convenção, que será em Brasília.

Nenhum comentário: