• DEM e PR estão sem candidatos; branco e nulos somam 26%
Juliana Castro – O Globo
RIO — Na disputa pelo Senado, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) aparece com 26%, tecnicamente empatado com o deputado federal Romário (PSB), que tem 22%. A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) tem 20%. A pesquisa Ibope foi encomendada pela Federação das Indústrias do Rio (Firjan).
Os votos em branco e nulos somam 26%. Ao todo, 6% dos entrevistados não souberam responder em quem vão votar ou não responderam ao questionamento feito pelo instituto.
Enquanto Sérgio Cabral e Jandira apresentam percentuais semelhantes entre eleitores dos dois sexos, o ex-jogador de futebol Romário tem 30% das intenções de votos entre os homens e 15% entre as mulheres.
Entre os mais jovens, de 16 a 24 anos, o ex-governador alcança um índice que chega a 31%. Cabral tem um percentual bem acima dos demais pré-candidatos entre os eleitores que cursaram até a 4ª série (atual 5º ano) do ensino fundamental (34%), mas, entre os entrevistados de nível superior, tanto Jandira quanto Romário têm um desempenho melhor que o do peemedebista. Ambos aparecem com 24% das intenções de voto.
Outro recorte da pesquisa Ibope permite analisar que Cabral e Romário têm melhores índices entre o eleitorado do interior do que da capital. No caso do ex-governador, a diferença de intenção de voto nas duas áreas é de 15 pontos percentuais (33% no interior contra 18% na capital).
DEM e PR sem candidatos
Com relação à idade dos eleitores, os três pré-candidatos ao Senado têm seus melhores desempenhos em grupos diferentes. Jandira vai melhor entre os que têm mais de 55 anos (24%). Já Romário tem 27% entre os que têm de 35 a 44 anos.
O levantamento feito pelo Ibope ainda não leva em conta os nomes das coligações do PR e do DEM que concorrerão ao Senado porque esses dados ainda não foram revelados pelos partidos.
Cabral concorre na chapa que tem o governador Luiz Fernando Pezão como candidato à reeleição. Romário está na aliança com o PROS, do deputado federal Miro Teixeira.
Jandira Feghali e o PCdoB ainda avaliam a candidatura ao Senado, mas, se for confirmada, a deputada é o nome da chapa do senador Lindbergh Farias (PT).
Nenhum comentário:
Postar um comentário