terça-feira, 17 de junho de 2014

Panorama político - Ilimar Franco

- O Globo


O mercado da bola

Ingressos distribuídos pela Fifa a operários dos estádios podem ser encontrados à venda na internet, prática proibida pela entidade e pelos consórcios responsáveis pelas obras. Um operário de Brazlândia, cidade próxima a Brasília, oferecia ontem ingresso por R$ 1,5 mil, à vista, para o jogo Brasil x Camarões, no Mané Garrincha. Ganhou quatro e já tinha repassado três ingressos por R$ 4,5 mil.

Dinheiro fácil
A prática da venda de cortesias se repete em várias cidades-sede, motivada pelo ganho de dinheiro fácil e pela dificuldade do público em geral de ter acesso aos ingressos. Só no Distrito Federal, foram distribuídos aos operários que atuaram na reforma do estádio 8,2 mil tickets. Ontem, em Salvador, seis pessoas foram detidas por venderem entradas desse tipo no entorno da Fonte Nova. Ao saber da revenda, o Consórcio Brasília 2014, responsável pela obra do Mané Garrincha, disse que os operários foram informados, no momento da distribuição dos convites, que a venda era proibida por lei.

---------------------------
“Está tendo Copa e não está tendo Câmara. O recesso branco não ajuda em nada. Sessões deliberativas só em julho, um absurdo. Assim não vamos longe na Copa da credibilidade”.
Chico Alencar
Deputado federal (PSOL-RJ)
-------------------------

Padrão Fifa
Virou regra no aeroporto Santos Dumont os viajantes tirarem os sapatos para passar pelo pórtico do raio-X. Funcionária da Infraero explicou a um passageiro que os detectores foram regulados para o “padrão Fifa” de revista.

Táxi bandalha
Turistas chilenos que viajavam de Brasília para o Rio consultaram os cariocas a bordo sobre o preço da corrida de táxi do aeroporto Santos Dumont até a Zona Sul. Precavidos, queriam evitar cobrança indevida e passeios injustificados.

Tensão em Natal
Sem legenda para disputar a reeleição, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) pode deixar o partido. Ela e o presidente do DEM, senador Agripino Maia, se estranharam no fim de semana, quando ele decidiu que os democratas apoiarão Henrique Alves (PMDB) ao governo. “Rosalba era inelegível e não tinha aliança com ninguém", resumiu Maia.

Liga pra mim, não liga pra ele
O PT do Ceará apoiará José Guimarães ao Senado, mas vai rachado na eleição ao governo. Petistas de Fortaleza farão campanha para Eunício Oliveira (PMDB), assim como Lula. O governador Cid Gomes (PROS) pediu reunião com o ex-presidente porque não gostou da atenção dada ao adversário. Lula não respondeu.

O mundo é um moinho
Eduardo Campos, Marina Silva e o pré-candidato do PROS ao governo do Rio, Miro Teixeira, irão amanhã ao Centro Cultural Cartola para debater o combate à discriminação e tentar alavancar a candidatura do ex-pedetista no estado.

Agora vai
A CPMI da Petrobras fará sessão administrativa para aprovar todos os requerimentos pendentes de quebra de sigilos bancário e fiscal e de depoimentos. Quer mostrar que não parou, apesar do recesso branco no Congresso.

---------------------
Paulo Okamotto foi reconduzido presidente do Instituto Lula, para mandato de 2014 a 2017.

Nenhum comentário: