terça-feira, 17 de junho de 2014

FHC reage à acusação de Lula sobre compra de votos na reeleição

- Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou, na manhã desta segunda-feira (16), via Facebook, o também ex-presidente Lula sobre asacusações feitas nas convenções dos partidos (PSDBe PT) no último final de semana.

"Lamento que o ex-presidente Lula tenha levado a campanha eleitoral para níveis tão baixos. Na convenção do PSDB não acusei ninguém; disse que queria ver os corruptos longe de nós. Não era preciso vestir a carapuça", disse FHC em sua postagem. "A acusação de compra de votos na emenda da reeleição não se sustenta: ninguém teve a coragem de levar essa falsidade à Justiça", prosseguiu. (Leia abaixo sobre o escândalo da compra de voto.)

No último domingo (15), um dia depois do discurso de FHC na convenção nacional do PSDB, em São Paulo, Lula comentou: "Vi o ex-presidente [FHC] falar com a maior desfaçatez: 'É preciso acabar com a corrupção'. Ele devia dizer quem é que estabeleceu a maior promiscuidade entre Executivo e Congresso quando ele começou a comprar voto para ser aprovada a reeleição."

O petista ainda disse que seu partido é atacado por ter governado melhor que a "elite" e insinuou que FHC não aprendeu a ter "sentimentos" na faculdade. Lula chegou a dizer que a "perseguição" ao PT é similar à que levou Getúlio Vargas ao suicídio, em 1954.

"Estão querendo fazer conosco o que já fizeram com Getúlio [Vargas], até levá-lo à morte", disse. "Querem fazer o que fizeram com Juscelino [Kubitschek], que agora é todo bonitão para eles. (...) Tentaram me tirar, em 2005. Mas eu disse: se quiserem me tirar, vai ter que debater na rua, para conhecerem o que é o povo brasileiro."

Na resposta dada nesta segunda-feira (16), FHC diz na postagem que "Não é verdade que a oposição pretendesse derrubar o presidente Lula em 2005 [durante a crise do mensalão]. Na ocasião, pedimos justiça para quem havia usado recursos públicos e privados na compra de apoios no Congresso, o que foi feito pelo Supremo Tribunal Federal".

No sábado (14), durante a Convenção do PSDB que oficializou a candidatura de Aécio Neves à Presidência, FHC comentou que os xingamentos à presidente Dilma eram inaceitáveis, no entanto, avaliou que o 'clima crispado' no país começou com o próprio PT, que "sempre teve mania de acusar o outro", e que Lula "usa palavras feias, o que não é educativo".

"Nós não queremos mais os corruptos, os ladrões que ficam empulhando, esses nós não queremos (...) O povo quer respeito, o povo quer consideração, o povo cansou de comiseração", afirmou FHC na ocasião.

Já nesta segunda (16), Fernando Henrique encerrou sua nota com um apelo: "Apelo às lideranças responsáveis, do governo e da oposição, para que a campanha eleitoral se concentre na discussão dos problemas do povo e nos rumos do Brasil."

Nenhum comentário: