sexta-feira, 4 de julho de 2014

‘Fazendo o diabo’(3)Ministros são convocados para entregar obras do governo federal

• Um dos convocados, da Ciência e Tecnologia, admite pouca afinidade com o tema

Letícia Fernandes, Rafaela Marinho e Ezequiel Fagundes – O Globo

RIO e BELO HORIZONTE — Na corrida para inaugurar obras e mostrar feitos do governo federal, a presidente Dilma Rousseff escalou representantes para as cerimônias de entrega de unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nos mais inusitados gabinetes de Brasília. Nesta quinta-feira, a petista montou uma força-tarefa e mobilizou dez ministros para uma inauguração simultânea de 5.460 casas por todo o país.

Sem esconder a falta de conhecimento sobre os programas de habitação, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, viajou 741 quilômetros de Brasília a Betim, em Minas Gerais, para inaugurar 476 unidades habitacionais. Foi a primeira vez que ele viu de perto as moradias populares do PAC. Em cima do palanque, o ministro adotou a tática do marinheiro de primeira viagem: para evitar constrangimentos, falou pouco ao público.

- É a primeira vez que participo de uma solenidade dessas. Sou membro do governo, e, portanto, o governo distribui as funções, as tarefas. Participei de uma forma prazerosa. Não conhecia as obras do Minha Casa Minha Vida, achei realmente uma grande oportunidade para as pessoas começarem uma nova etapa, terem uma residência - declarou.

A pedido de Dilma, a ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos, que tinha agenda marcada para a tarde desta quinta-feira, em Maceió, fez um "pequeno" desvio rumo a Joinville, em Santa Catarina, onde entregou 320 casas. Entre segunda e quinta-feira, Ideli foi ainda a Três Corações (MG), Vila Velha (ES) e Araraquara (SP) para entregar computadores, carros e equipamentos a 124 conselhos tutelares. De Joinville, ela pode, enfim, seguir para a agenda que cabe à sua pasta. Nesta sexta-feira, a ministra estará em Palmas, no Tocantins, para a última cerimônia de entrega de equipagem dos conselhos.

Nas idas e vindas para o Distrito Federal, Ideli percorreu mais de 11 mil quilômetros, o equivalente a uma viagem à Arábia Saudita.

Eleonora Menicucci, ministra da Secretaria de Política para Mulheres, e o ministro da Secretaria de Portos, César Borges, também foram anfitriões de eventos com os quais não têm nenhuma familiaridade. Ela foi a Governador Valadares (MG) para entregar 653 casas, e Borges foi a Jequié (BA), onde inaugurou 600 unidades habitacionais.

O ministro Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário, começou a maratona segunda-feira, em São Luís, com a entrega de 119 motoniveladoras previstas para o estado na segunda etapa do PAC. Nesta quarta-feira, ele foi a Sorocaba (SP), onde participou da cerimônia de encerramento do PAC 2: entregou 192 motoniveladoras às prefeituras paulistas. Nesta quinta, cumprindo ordens de Dilma, Rossetto representou a presidente em Juazeiro do Norte (CE).

Rosseto entregou 713 unidades do Minha Casa Minha Vida. Só esta semana, ele passou cerca de 12 horas voando, sendo quase cinco se deslocando a pedido da presidente, em atividades que nada têm a ver com a sua função no Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, também foi mobilizado. Outro peixe fora d'água foi o ministro da Educação, Henrique Paim, que passou quarta e quinta-feira inaugurando unidades habitacionais. Na quarta, no Espírito Santo, ele esteve com Dilma entregando às pressas 496 casas inacabadas. Nesta quinta, em Curitiba, inaugurou 480 unidades.

Nenhum comentário: