sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Agressividade pode se voltar contra Dilma, diz especialista

Catia Seabra – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - Cientistas políticos advertem para o risco de a agressividade da campanha de Dilma Rousseff se reverter contra a presidente e candidata a reeleição. Embora apontem a propaganda negativa como típica das disputas políticas, afirmam que o sucesso da estratégia --de ataques à adversária do PSB, Marina Silva-- dependerá da dose.

Roberto Romano cita o filósofo Spinoza para lembrar que uma campanha vitoriosa requer dose de medo e esperança. Mas "a campanha de João Santana está exagerando no medo, o que pode soar como desespero", diz.

"Já vimos isso na campanha do PSDB e não deu certo", alertou Romano, numa alusão à participação da atriz Regina Duarte na campanha de José Serra para a Presidência (2002), que pregou medo da vitória de Lula.

Para Leôncio Martins Rodrigues, ainda é cedo para mensurar o impacto da desconstrução de Marina. A estratégia será mais bem avaliada nos próximos dias.

"A campanha da Dilma é bastante agressiva. Se deu certo, saberemos depois", disse. Na opinião de Leôncio, é necessário avaliar a capacidade de reação de Marina.

Já o cientista político Antônio Lavareda disse ontem, em entrevista à TV Folha, que "a propaganda negativa se faz presente em toda comunicação política nas democracias". Segundo ele, existem dois sentimentos que podem ser explorados numa campanha: o medo e a raiva. Enquanto Dilma investe no medo, Marina poderá usar a rejeição como arma.

Lavareda minimiza a ideia de que a campanha de Dilma distorce dados nos comerciais: o tempo curto das "pílulas" exige condensação das informações e da linguagem.

O cientista político lembra ainda que o tempo reservado à campanha da presidente pode explicar a estagnação de Marina nas pesquisas.

"O volume da propaganda da presidente Dilma: só isso já explica que se aproximasse de Marina Silva. Só se falavam coisas positivas".

Além disso, afirma ele, só se diziam "coisas boas de Marina até então".

Ainda segundo Lavareda, nem todas as peças de campanha de Dilma são eficazes.

"Algumas peças não me parecem das mais felizes", afirmou, lembrando que a campanha já levou ao ar 26 comerciais, em vez de martelar um mesmo tema.

Nenhum comentário: