sábado, 20 de dezembro de 2014

Oposição reage a discurso de Toffoli de que não haverá ‘terceiro turno’ na Justiça eleitoral

• Líder do PSDB classificou declaração de presidente do TSE como ‘reprovável’

Isabel Braga – O Globo

BRASÍLIA — Líderes da oposição reagiram nesta sexta-feira ao discurso feito pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, na cerimônia de diplomação da presidente Dilma Rousseff. Após entregar o diploma à Dilma, Toffoli se referiu às ações da oposição para tentar impedir a posse como "página virada", acrescentando que não haverá "terceiro turno" na Justiça eleitoral. Antes de ser indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Supremo, Dias Toffoli advogou para o PT e foi advogado geral da União.

Para o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA) a declaração de Toffoli é "reprovável" e ele deve se corrigir, retomando a postura de imparcialidade no comando da Justiça eleitoral que adotou durante o período eleitoral. O PSDB entrou com ação pedindo a cassação do registro de candidatura de Dilma por uso da máquina eleitoral

— Ele tem obrigação de cumprir os serviços jurisdicionais, receber requerimentos, processos de quem quer que seja e levar a julgamento. E não condenar isso, assim,fica desacreditado. A declaração de ontem é reprovável. Que ele se corrija, adotando um comportamento adequado para o cargo que ocupa, como vinha fazendo — disse Imbassahy, acrescentando:

— Juiz algum pode deixar que sua alma partidária prevaleça sobre o mérito.

Para o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), o tom usado por Toffoli é mais adequado em debates políticos :

— É (uma fala) no mínimo inusitada, com todo respeito ao ministro Toffoli. Esse tom cabe mais aos debates políticos do que ao debate das Cortes que têm um caráter técnico jurídico. Ele tem liberdade de expressão. Mas, o melhor é deixar para o, PT, o PSDB e demais partidos o duelo no campo politico eleitoral.

Nenhum comentário: