segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Gastos de janeiro terão maior peso em 10 anos

O pior janeiro em uma década

• Neste início de ano, IPTU, IPVA, escola e reajustes acima da inflação pressionam orçamento

Glauce Cavalcanti – O Globo

Aperto no bolso
Este início de 2015 já é o de maior pressão para o orçamento familiar em uma década, na avaliação de cinco especialistas em finanças ouvidos pelo GLOBO. Todo começo de ano é sinônimo de concentração de dívidas e despesas a pagar. Impostos como IPTU e IPVA, gastos com material escolar e viagens estão entre esses custos. Com alta da inflação, restrição ao crédito e reajustes já anunciados de tarifas e tributos, este início de ano promete sangrar ainda mais as finanças dos brasileiros. Para especialistas, a fim de manter a saúde financeira, será preciso apertar os cintos não só agora, mas ao longo de todo o ano.

A situação econômica está encolhendo o orçamento doméstico, diz Miguel de Oliveira, vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac):

- Nos últimos anos, em média, o salário mensal da família pagaria metade desses compromissos de início do ano, o que já mostra necessidade de planejamento. Mas em 2015 não chega nem a isso. É o pior início de ano em dez anos. Quem não se planejou, terá de queimar economias ou recorrer a empréstimos.

Abrir o ano com aumento de gastos é preocupante porque os ganhos salariais reais estão aquém dos reajustes sendo anunciados, alerta Gilberto Braga, professor de Finanças da Fundação Dom Cabral e do Ibmec-Rio:

- O orçamento familiar já entra o ano pressionado - afirma Braga, que também vê em 2015 o pior início de ano em uma década. - O reajuste do preço do material escolar, por exemplo, está estimado em 8%, acima da inflação, de 6,5%. Os reajustes salariais concedidos no segundo semestre de 2014 foram menores.

O pequeno ganho real nos salários deve ser engolido pelos reajustes, afirma Sérgio Bessa, professor dos MBAs da FGV.

- Se considerarmos o aumento de 8,8% do mínimo como referência e descontarmos a inflação prevista para o ano, o ganho fica em menos de 2%. Ainda virão reajustes de alimentos, planos de saúde, roupas e acessórios, e serviços.

Ganho real em salário é pequeno
Segundo o Dieese, a maioria das negociações (93%) para reajustes salariais no primeiro semestre de 2014 ficou acima da inflação, considerando o INPC, calculado pelo IBGE, garantindo ganhos reais de até 3%. A maior incidência está em entre 1% e 2% acima do índice. O problema é que a elevação de impostos, combustível, transporte urbano, mensalidade escolar e outros acompanha ou supera a inflação. Por setor, o ganho real médio em salário ficou em 1,55% na indústria, 1,57% no comércio e 1,51% nos serviços. Neste último, foi registrado o maior percentual de reajustes equivalentes ou inferiores ao INPC: 7%.

- No Rio, onde o setor de serviços é mais forte e a inflação é a maior do país, o impacto será pior - alerta Braga.

O Rio foi a região metropolitana com a maior inflação em 2014, segundo o IBGE. Nos 12 meses terminados em novembro, ficou em 7,37%, com pressão sobretudo dos serviços. Já se espera efeito dominó em preços com o reajuste do mínimo.

Lá atrás, lembra Braga, quando a inflação caiu, o desconto do IPTU foi reduzido. Agora que os preços voltaram a subir, o contrário não aconteceu. No Rio, o tributo sofreu reajuste de 6,46% este ano, contra 5,85% em 2014, seguindo o IPCA-E. Quem pagar à vista terá redução de 7%. Já o IPVA fluminense teve o desconto para cota única diminuído de 10%, em 2014, para 8%.

A passagem de ônibus na cidade do Rio já subiu 13,3%. As mensalidades escolares aumentaram em torno de 10%, enquanto o combustível foi reajustado em até 5% nos postos em novembro.

As pessoas, no entanto, já começam a se programar mais. O freio no consumo observado em 2014 e as magras vendas de Natal mostram que o brasileiro, já endividado, decidiu segurar gastos, prevendo um 2015 de ajustes. Para profissionais de finanças, essa retração mostra uma mudança de comportamento do consumidor, que estaria aprendendo a planejar o orçamento.

- Faz uma década que falamos sobre a necessidade de planejamento. E isso parece estar fazendo efeito - diz Ricardo Teixeira, coordenador do MBA em Gestão Financeira da FGV.

O gestor de negócios Yan Rallon decidiu regrar as finanças da família para poupar e conseguir pagar despesas programadas. Vivendo com a mulher e dois filhos, usa uma planilha para controlar gastos.

- Poupamos ao longo do ano para pagar o IPVA e o IPTU do ano seguinte com desconto. Compramos o material escolar em dezembro, antes do aumento de preços. Sem esse planejamento, seria inviável pagar tudo - conta ele.

Pesquisa da Fecomércio-RJ/Ipsos mostra que a economia feita nos últimos meses e o que sobrou do décimo terceiro irão para as despesas de início de ano. Em 2015, a maioria dos brasileiros vai pagar tributos à vista, com desconto. Dentre os mil entrevistados em 70 municípios do país, 58% pagarão o IPTU numa tacada, e 68%, o IPVA. É um avanço de 12 e 15 pontos percentuais, respectivamente, em relação a 2014.

- Esse aumento mostra a preocupação do brasileiro de começar 2015 com a saúde financeira em equilíbrio. O consumidor sabe que virá aperto e quer reduzir dívidas - explica João Gomes, superintendente de Economia da Fecomércio-RJ. - As pessoas já experimentaram o cenário de estabilidade. Isso dá condições de passar por essa turbulência sem maiores consequências.

A prudência com o orçamento, defende ele, fica clara por não haver crescimento no grupo de consumidores endividados. O percentual dos que encerraram 2014 sem dívidas foi de 67%, mesmo patamar do ano anterior.

No caso da matrícula escolar, 82% farão o pagamento à vista, queda de dois pontos percentuais. Enquanto na compra do material escolar, quitar de imediato a despesa será opção de 73%, alta de dois pontos percentuais.

Para Ricardo Teixeira, da FGV, outro ponto que sinaliza programação de gastos é o fato de atividades econômicas como o turismo continuarem aquecidas. Neste verão, mostra outro estudo da Fecomércio-RJ/Ipsos, 15% dos brasileiros pretendem viajar, fatia equivalente à de 2014. O gasto com a viagem, porém, está estimado em R$ 1.322,95, incremento de 9,5% sobre o último verão. O grupo de pessoas que pretende viajar para fora do estado onde vive subiu de 29% para 48%.

- A pesquisa não diferencia viagens domésticas de internacionais. Mas esse aumento reflete uma antecipação das viagens por causa do aumento do dólar e mais gastos com lazer, que é comum em período de crise - pondera Gomes.

Inadimplência pode crescer
Menos otimista, Oliveira, da Anefac, acredita que nem todos se programaram e há risco de alta na inadimplência e no número de pessoas que irão recorrer a empréstimos para fazer pagamentos. Ele afirma que a melhor opção para quem poupou é pagar as despesas à vista, aproveitando descontos. 

Quem não fez um colchão para gastos extras, mas tem folga no orçamento, deve escolher o parcelamento, já que os juros cobrados são menores que os de empréstimos. Recorrer ao crédito será, porém, a saída para quem não se encaixa nesses dois grupos.

- Será preciso negociar descontos sempre. E trabalhar com uma margem de segurança no orçamento durante todo o ano - alerta Teixeira, da FGV. - Empréstimo é o último recurso. A taxa de juros já está alta e pode subir mais.

A mordida dos reajustes no orçamento vai depender do perfil de cada família. Assim, é importante iniciar o ano sabendo onde se poderá reduzir gastos, recomenda Braga.

Nenhum comentário: