segunda-feira, 20 de abril de 2015

'Pedaladas fiscais' - FH acha impeachment precipitado

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso considera precipitado pedir agora o impedimento da presidente Dilma Rousseff sem "razão objetiva" Eduardo Cunha afirmou que "pedaladas fiscais" são praticadas há l5 anos e não sustentam pedido de afastamento.

FH: Impeachment agora é precipitação

• Ex-presidente também discorda de quem defende a extinção do PT

Mariana Sanches* - O Globo

COMANDATUBA (BA) - Na contramão do seu partido, o PSDB, que aumentou o tom pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que seria "precipitação" pedir o impedimento sem "razão objetiva". Os tucanos reforçaram na semana passada o desejo de encaminhar um pedido de impeachment da presidente com base nas manobras fiscais do governo no ano passado, as chamadas "pedaladas fiscais", identificadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

- Impeachment não pode ser tese. Ou houve razão objetiva ou não houve. Quem diz se houve é a Justiça, o Tribunal de Contas, a polícia. Você não pode se antecipar a isso, transformar o seu eventual desejo por um outro governo em algo fora das regras da democracia. Isso é precipitação. Os partidos têm que esperar - afirmou o ex-presidente, ontem, após participar do 14º Fórum de Comandatuba, na Bahia.

Fernando Henrique chamou de "jogada política" a decisão do PT de proibir doações de empresas a seus diretórios, na semana passada. Segundo ele, "depois da porta arrombada, querem fechar a porta". O ex-presidente disse ainda que o PSDB estuda limitar doações de pessoas jurídicas, mas que a discussão principal deveria ser sobre como tornar as campanhas políticas mais baratas.

- Tem que reduzir a gastança na campanha, fazer acessos mais diretos à tevê, sem tanto marquetismo. Se você não baixar o custo, as pessoas vão acabar achando dinheiro de alguma maneira ilegal - observou.

Fernando Henrique, no entanto, foi enfático ao dizer que discorda da proposta de extinção do PT, defendida por oposicionistas mais radicais como Ronaldo Caiado, senador e líder do DEM:

- Eu sou contra. O PT é um partido importante, que contribuiu em muitos momentos da vida brasileira. Como se faz democracia extinguindo partido? O PT tem que coibir os abusos que ele próprio fez, a sociedade tem que ser contra esses abusos, mas não tem sentido fechar o PT.

Sem citar diretamente a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente afirmou que o Brasil se encolheu na diplomacia durante a gestão da petista e deixou de ser grande "até na América Latina".

- Posteriormente ao governo Lula houve uma espécie de encolhimento da visão que o Brasil tem de suas responsabilidades perante o mundo. E é importante que nós nos situemos - defendeu FH, durante sua palestra no fórum para líderes empresariais.

Fernando Henrique disse que o governo não tem investido em acordos bilaterais que seriam fundamentais para o crescimento da economia, e que o país tem ficado "isolado".

- Só temos três acordos comerciais bilaterais, enquanto o México tem trinta.

*Repórter viajou a convite do Fórum

Nenhum comentário: