segunda-feira, 20 de abril de 2015

Ricardo Noblat - Trinta anos sem Tancredo

Meus ministros vão poder fazer tudo, menos o que eu não quiser que façam. Tancredo Neves

- O Gloho

1. Em fevereiro de 1985, Leitão de Abreu, chefe da Casa Civil do último general presidente da ditadura de 64, avisou ao presidente eleito Tancredo Neves que Délio Jardim de Matos, ministro da Aeronáutica, estava furioso. Dizia que Tancredo se comprometera a não escolher para sucedê-lo seus desafetos Moreira Lima e Dioclecio Lima. Mas que estava prestes a fazê-lo. Corria contra isso um manifesto de brigadeiros. Tancredo telefonou para Aureliano Chaves, que apoiara sua eleição: "Você tem cinco minutos para dizer quem será o ministro da Aeronáutica: Moreira ou Dioclecio". Aureliano preferiu Moreira. Tancredo telefonou para seu secretário de Imprensa e orientou-o a anunciar o nome de Moreira. Francisco Dornelles, sobrinho de Tancredo, que a tudo assistiu, comentou: "Mas o senhor fez o contrário do que o Leitão disse". Tancredo: "Se existir um manifesto, quem assinou ainda terá tempo de retirar a assinatura. E quem não assinou não assinará mais". Tancredo pediu a Dornelles: "Procure o Leitão. Diga que foi Aureliano quem indicou Moreira. E que a essa altura eu não pude fazer mais nada". Não houve manifesto.

2. Ao saber que Alfredo Karan, ministro da Marinha, conspirava contra sua candidatura a presidente, Tancredo convidou-o para continuar no cargo. Karan aceitou radiante. Às vésperas de tomar posse, Tancredo explicou-se a um amigo: "Karan tentou me dar um golpe e eu dei um golpe nele. Não será ministro".

3. Um dia, Tancredo recebeu um recado do deputado Gustavo Farias (PMDB-RJ): "Paulo Maluf me oferece 100 mil dólares para eu votar nele. E o senhor?" Tancredo: "Só prometo que não mandarei atrás de você nem a Polícia Federal nem a Receita". Ganhou o voto de Gustavo.

4. Houve momentos difíceis na campanha de Tancredo para presidente. Num deles, reunido com auxiliares, as reclamações foram muitas. Um disse: "O senhor abandonou Minas." Outro: "O comitê do Maluf tem mais computadores do que o nosso". Um terceiro: "Maluf fala olhando para a câmera de televisão e o senhor não". Tancredo perdeu a paciência: "Se Maluf é tão melhor, por que vocês não vão apoiá-lo?" Ninguém foi.

5. Eleito governador de Minas em 1982, Tancredo ouviu do seu secretário de Planejamento, Ronaldo Costa Couto: "Para pôr ordem nas contas, teremos de demitir 10 mil funcionários". Tancredo: "Posso contratar mil?" Surpreso, Ronaldo respondeu que sim. No dia seguinte, a manchete do principal jornal de Minas foi a notícia da contratação. A fonte dela: Tancredo. Que se justificou: "Mineiro só gosta de admissão". O jornal não noticiou as demissões.

6. Governador, Tancredo telefonou para Dornelles. Quando a secretária de Dornelles passou a ligação, Tancredo já estava na linha. Dornelles: "Mas o senhor está aí? Pensei que fosse a secretária". Tancredo: "Só cheguei a governador porque sempre entrei na linha na frente dos outros".

7. A um amigo que o viu esperar mais de uma hora para ser atendido por um burocrata do Ministério da Fazenda, Tancredo, ainda deputado federal, ensinou: "Ele me humilha, mas libera minhas verbas. Ministro não manda em ministério. Quem manda é o segundo escalão".

8. Crisanto Muniz, deputado do PSD, queixou-se a Tancredo: "Somos amigos, mas você dá mais atenção ao Ernane Maia" (deputado do PTB). Tancredo: "Faço isso por um só motivo: ele é doido. E doido tem que ser tratado com muito carinho".

Nenhum comentário: