sábado, 26 de setembro de 2015

Igor Gielow - Hora do intervalo

- Folha de S. Paulo

Enquanto o ex-governo Dilma compra o jantar com o dinheiro do almoço, prometendo mundos e fundos inexistentes ao PMDB faminto por despojos e dotado de lealdades aferíveis em programas de TV, peças se movem no tabuleiro.

Quase de forma invisível, Marina Silva enfim criou seu partido. A famosa terceira via tem potencial de crescimento entre esquerdistas desiludidos com a implosão do PT.

Se irá ser bem-sucedida ou apenas atrair ávidos por cinco minutos de fama, é outra história. Nem tampouco é claro qual será a plataforma desse pessoal, como não era nas duas campanhas da ex-senadora –de resto, uma política absolutamente convencional na origem e nos apoios.

Outro oportunista contumaz, Ciro Gomes, filiou-se com um discurso articuladinho ao PDT. Faz sentido: o partido topou voltar à base às custas de um ministério, mas rachou na crucial votação dos vetos de Dilma.

A oposição segue esperando o desenrolar das coisas, visando reclamar para si uma eventual queda da presidente, alternando passividade e agressividade que refletem suas divisões e antecipam uma luta de foice sobre as ruínas do país.

No PMDB do por ora presidente-em-espera Michel Temer, o jogo também se arrasta, com atrações novidadeiras e antagônicas como a dupla Marta Suplicy (opositora) e Kátia Abreu (primeira-amiga de Dilma).

"Estamos prontos", diz o partido, que parece tentar montar um ministério Temer, com ou sem Dilma na cadeira. Como me perguntou um diplomata europeu nesta semana, "mas eles não são do governo?". Pois é, tudo lembra os personagens de uma música do U2 cantada pelo Johnny Cash: "Eles dizem querer o Reino, mas eles não querem Deus nele".

Entre sístoles e diástoles, há momentos de parada e niilismo como o atual, vitaminado pela ausência de Dilma e pela momentânea eficácia do BC e do Tesouro em aplacar o ataque especulativo. O jogo continua.

Nenhum comentário: