sexta-feira, 20 de abril de 2018

Hélio Schwartsman: Revolução ou reformismo?

- Folha de S. Paulo

Resposta para a intricada questão depende do lugar geográfico e histórico que você ocupa

Raúl Castro cedeu a Presidência de Cuba a Míguel Díaz-Canel. Mas o irmão de Fidel deverá continuar no comando do Politburo até 2021, de onde ainda exercerá forte influência sobre tudo. O cenário mais provável, portanto, é o de aceleração de reformas —a economia da ilha está em pandarecos—, mas sem sobressaltos. Se houver também alguma abertura política, será em doses ainda mais homeopáticas.

É preferível que regimes fracassados mudem através de revoluções ou de reformas graduais? A resposta para essa intricada questão depende do lugar geográfico e histórico que você ocupa. Quase todos amamos a Revolução Francesa, mas só porque não a vivemos.

Quando estamos suficientemente afastados do turbilhão revolucionário, é fácil apreciar o heroísmo daqueles que enfrentaram a tirania e louvar os nobres ideais que inspiraram o movimento. Mas, para quem estava lá, o retrato é mais dramático. Para começar, 1789 degenerou num banho de sangue. Mesmo para a maioria dos cidadãos que não perderam a vida na guilhotina ou em batalhas, foram tempos difíceis, de caos político e econômico.

É verdade que nem todas as revoluções terminam em hemoclismo. As do Leste Europeu nos anos 80 e 90 são um exemplo de sucesso. Houve, por outro lado, a Primavera Árabe, que deu na neoditadura egípcia e na guerra civil síria. Só a Tunísia se saiu mais ou menos bem. O fato é que, na hora de deflagrar o levante, não há como saber se ele será ou não do tipo sanguinário-catastrófico.

Havendo a opção de alterar a natureza do regime por meio de um roteiro reformista, ela tende a ser muito mais tranquila para a população diretamente envolvida, ainda que os resultados finais sejam mais ambíguos e descontentem aqueles que estão longe dos acontecimentos e torcem por princípios abstratos.

O problema, no fundo, é que vivemos num Universo em que há muito mais maneiras de destruir coisas do que de criá-las.

Nenhum comentário: