terça-feira, 16 de junho de 2020

Luiz Paulo Costa - Final feliz para um mau governo

- O VALE de São José dos Campos e região

Uma boa parte dos brasileiros ainda acredita que basta a força de vontade do eleito para um bom governo. Voluntarismo não basta! É preciso aliar o poder de articulação política para governar. Evidencia-se que Jair Bolsonaro não tem condições de articulação política, a não ser com os mesmos métodos que já levaram outros eleitos ao impeachment, mau governo ou até à cadeia.

Acrescente-se que o seu autoritarismo pode levar o País para uma ruptura institucional anunciada pelo seu filho, o número 03. Vejamos o que já falou: Eu sou a Constituição! Eu sou o chefe supremo das Forças Armadas! Eu quero todo mundo armado! E no entorno do “projeto piloto” de Brasília, acampamento com 300 bolsonaristas, lembrando Mussolini ou Chaves, alguns armados “para proteção dos acampados”, alimentam atos por “intervenção militar” contra o Congresso e o STF.

De nada valem declarações de amor à democracia e às liberdades com atos a que comparece mesmo contrariando orientações sanitárias contra a covid-19. E ameaça com o artigo 142 da Constituição convocar as Forças Armadas, sem ler, no entanto, artigos precedentes da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas. Mesmo decretando o estado de defesa ou de sítio para restabelecer a paz social por grave instabilidade institucional, depende da aprovação do Congresso Nacional para sua execução.

Um final feliz resta ao presidente Jair Bolsonaro: a renúncia e posse do vice Hamilton Mourão, melhor preparado para terminar o mandato popular.

Nenhum comentário: