sábado, 24 de abril de 2021

Luiz Paulo Costa* - Testagem em massa para reduzir as mortes

Das alternativas propostas pelos especialistas como o Dr. Drausio Varella, a testagem em massa é a que rapidamente pode arrefecer o vertiginoso aumento das infecções e hospitalizações de Covid-19 e as mortes que podem chegar ainda em abril a 400 mil brasileiros.

Ao alcance das prefeituras das grandes e médias cidades dos 5.570 municípios e contando com os governos estaduais para realiza-la nos pequenos municípios, produzem efeitos imediatos. Quer no isolamento de infectados como no convencimento de que terão de se cuidar. O que supõe ficar em casa e quando sair para suas atividades usar máscara e evitar aglomerações. E na volta lavar as mãos.

Com a capilaridade do Sistema Único de Saúde (SUS), ações do Saúde da Família e mobilizações como as barreiras sanitárias o coronavíus e suas variantes circularão menos. E a testagem em massa pode contar inclusive com a participação da iniciativa privada com as empresas industriais, comerciais e de serviços promovendo a testagem em seus funcionários por iniciativa própria a partir de formulários das autoridades sanitárias.

A vacinação em massa é difícil de ocorrer por falta de vacinas para chegar a 70% da população e atingir a imunização coletiva. E o lockdown por resistências do negacionismo do governo federal que perdeu 60 milhões de testes em depósito no aeroporto de Cumbica. A testagem em massa está ao alcance de nossas mãos para acabar com o verdadeiro genocídio de covid-19 que assola a população do Brasil. 

*Jornalista e escritor

Nenhum comentário: