quinta-feira, 3 de junho de 2021

Fala de Bolsonaro vem com atraso fatal, afirma CPI

Para senadores, discurso reflete pressão do colegiado que investiga condução da pandemia e de pressões das ruas

Julia Chaib / Folha de S. Paulo

BRASÍLIA - O grupo majoritário da CPI da Covid, formado por sete senadores, afirmou em nota que "a inflexão" do presidente Jair Bolsonaro celebrando vacinas em pronunciamento em cadeia nacional nesta quarta-feira (2) ocorreu com "atraso fatal e doloroso".

"O Brasil esperava esse tom em 24 de março de 2020, quando inaugurou-se o negacionismo minimizando a doença, qualificando-a de 'gripezinha'", escreveram os senadores.

Nesta quarta, Bolsonaro, em rede de rádio e televisão, afirmou que, neste ano, todos os brasileiros que quiserem serão vacinados, destacou o avanço do PIB (Produto Interno Bruto) e voltou a criticar políticas de isolamento social.

"Neste ano, todos os brasileiros, que assim o desejarem, serão vacinados", disse o presidente. A declaração ocorre no momento em que o governo tenta contornar o desgaste causado causado pela CPI da Covid no Senado e por protestos de rua contra Bolsonaro.

"Um atraso de 432 dias e a morte de quase 470 mil brasileiros, desumano e indefensável. A fala deveria ser materializada na aceitação das vacinas do Butantan e da Pfizer no meio do ano passado, quando o governo deixou de comprar 130 milhões de doses, suficientes para metade da população brasileira", afirmaram os senadores após o pronunciamento.

O grupo afirmou que o presidente optou por desqualificar vacinas "sabotar a ciência, estimular aglomerações, conspirar contra o isolamento e prescrever medicamentos ineficazes para a Covid-19".

No pronunciamento, Bolsonaro, embora tenha iniciado o discurso lamentando as mortes pela Covid, voltou a reclamar das medidas de distanciamento social adotadas por governadores e prefeitos.

"O nosso governo não obrigou ninguém a ficar em casa, não fechou o comércio, não fechou igrejas ou escolas e não tirou o sustento de milhões de trabalhadores informais", afirmou o presidente.

Para os senadores, o pronunciamento de Bolsonaro é consequência do trabalho da CPI e da "pressão da sociedade que ocupou as ruas contra o obscurantismo".

"Embora sinalize com recuo no negacionismo, esse posicionamento vem tarde demais. A CPI volta a lamentar a perda de tantas vidas e dores que poderiam ter sido evitadas."

A nota é assinada pelos seguintes senadores: Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente; Renan Calheiros (MDB-AL), relator.

Assinam também, em apoio: Tasso Jereissati (PSDB-CE), Otto Alencar (PSD-BA), Humberto Costa (PT-PE) e Eduardo Braga (MDB-AM), membros titulares; e Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Rogério Carvalho (PT-SE), suplentes. A CPI tem 11 titulares.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DOS SENADORES DA CPI DA COVID:

NOTA PÚBLICA

A inflexão do Presidente da República celebrando vacinas contra a Covid-19 vem com um atraso fatal e doloroso. O Brasil esperava esse tom em 24 de março de 2020, quando inaugurou-se o negacionismo minimizando a doença, qualificando-a de ‘gripezinha’.

Um atraso de 432 dias e a morte de quase 470 mil brasileiros, desumano e indefensável. A fala deveria ser materializada na aceitação das vacinas do Butantan e da Pfizer no meio do ano passado, quando o governo deixou de comprar 130 milhões de doses, suficientes para metade da população brasileira. Optou-se por desqualificar vacinas, sabotar a ciência, estimular aglomerações, conspirar contra o isolamento e prescrever medicamentos ineficazes para a Covid-19.

A reação é consequência do trabalho desta CPI e da pressão da sociedade brasileira que ocupou as ruas contra o obscurantismo. Embora sinalize com recuo no negacionismo, esse reposicionamento vem tarde demais. A CPI volta a lamentar a perda de tantas vidas e dores que poderiam ter sido evitadas.

Omar Aziz, presidente
Randolfe Rodrigues, vice-presidente
Renan Calheiros, relator

Membros efetivos:

Tasso Jereissati

Otto Alencar

Humberto Costa

Eduardo Braga

Suplentes:

Alessandro Vieira

Rogério Carvalho

Nenhum comentário: