segunda-feira, 25 de abril de 2022

Celso Rocha de Barros: Bolsonaro solta seus bandidos

Folha de S. Paulo

Jair pode se orgulhar de ter exposto seu próprio golpismo

Com medo de perder, Bolsonaro já começou a soltar bandidos da cadeia para organizar o golpe da derrota. Segundo a última pesquisa do Ipespe, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro no segundo turno está em 20 pontos percentuais.

Na quinta-feira passada (21), Bolsonaro perdoou os crimes de Daniel Silveira, extremista que quebrou a placa de Marielle Franco em 2018. Agora o governo já pensa em perdoar Osvaldo Eustáquio, um profissional de fake news que mentiu que a mãe de Glenn Greenwald não tinha câncer (ela faleceu pouco depois), e Roberto Jefferson, aquele.

Bolsonaro é o mandante do crime que perdoou na última quinta-feira. O extremista Daniel Silveira ameaçou o STF porque é isso que o presidente da República manda seus militantes fazerem todo dia. Quando Silveira cometeu seu crime, ele não era um indivíduo dando sua opinião diante do poder do Estado: era o Palácio do Planalto ameaçando destruir o STF.

Todo mundo sabe por que Bolsonaro ataca o STF.

Em primeiro lugar, porque essa é a tendência internacional dos novos autoritários da Venezuela, da Hungria, da Polônia: se você aparelhar o STF, tudo o que você fizer será declarado constitucional.

Em segundo lugar, porque o STF tentou parar o orçamento secreto, esquema de R$ 16 bilhões que beneficia deputados que votam a favor do governo Bolsonaro.

Inacreditavelmente, o bolsonarista Arthur Lira declarou que não era possível revelar os dados sobre quem ganhou, quanto ganhou, com que justificativa ganhou, como o STF havia exigido. Para continuar roubando, os piores ladrões do Congresso apoiam Bolsonaro contra o STF.

Nenhum presidente até hoje havia perdoado um aliado político condenado. A explicação é simples: se você fizer isso, o Judiciário tem poder para dificultar muito a vida do seu governo daí em diante. Mas Bolsonaro não pretende conviver com o STF por muito tempo. Se Jair perder a eleição e o golpe da derrota fracassar, ele fugirá do país. Se Jair vencer a eleição, fechará o STF.

Cá entre nós, por que Bolsonaro não perdoaria Silveira? Que punição ele receberá por isso? Quando disse, na avenida Paulista, que não acataria mais decisões do STF, só teve que assinar a carta do Temer. O Temer ainda está aí, ainda sabe escrever carta, por que Bolsonaro não tentaria de novo?

Na pior das hipóteses, a decisão de Bolsonaro será revertida e ele terá conseguido passar alguns dias sem que falemos da miséria em que vivem e morrem os brasileiros sob seu governo.

Essa é a vida da esquerda brasileira. Se a gente não for o Tony Blair, tem golpe. Se a direita for o Ustra, as instituições brasileiras, se estiverem em um dia de café forte, avisam que não pode.

Uma coisa, entretanto, o Brasil deve a Jair Bolsonaro. Todo santo dia ele declara sua intenção de dar um golpe de Estado, dificultando enormemente a tarefa da brigada passa-pano. Assim como Adolf Hitler é o único ser humano que pode se orgulhar de ter matado Adolf Hitler, Jair Bolsonaro é o único brasileiro com poder que pode se orgulhar de ter exposto Jair Bolsonaro como golpista.

Nisso, Bolsonaro foi mesmo antissistema: o sistema passou o tempo todo mentindo que Jair era um democrata. Mas Jair persistiu como whistleblower do próprio golpismo.

 

Nenhum comentário: