sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Hélio Schwartsman – Voto útil é obrigação?

Folha de S. Paulo

O importante é Bolsonaro ser derrotado, tanto faz em qual turno

Lula e aliados vêm aumentando a pressão sobre os eleitores de Ciro e Tebet para que eles abracem o voto útil e assegurem a vitória do petista já no primeiro turno. O que estaria em jogo é a própria democracia.

Eu estou convencido de que Bolsonaro representa não só um risco institucional como também civilizacional e confesso que torço para que sua derrota seja a mais humilhante possível. Não vejo, porém, como afirmar que exista, para os democratas, a obrigação moral de eleger Lula já no próximo dia 2.

A primeira parte de meu argumento é estatística. Bolsonaro receberá dezenas de milhões de votos. Penso que seus eleitores estão equivocados, mas hesitaria em classificá-los todos como antidemocratas. Aliás, se esse fosse o caso, já não haveria no país democracia a defender.

Obviamente, se nem os bolsonaristas são todos contra a democracia, os ciristas e tebetistas também não devem ser colocados nessa categoria. Sugerir o contrário contribui mais para acirrar as divisões do que para pacificar o país.

Também não estou muito certo de que antecipar a derrota de Bolsonaro diminua o risco de sabotagem ao processo eleitoral. É verdade que o presidente da República teria mais facilidade para gritar "fraude" numa disputa que envolva apenas ele, Lula e parte dos governadores (2º turno) do que numa em que fazê-lo colocaria em dúvida também a legitimidade de todos os parlamentares eleitos (1º turno). Mas esse não é o único cenário de perigo.

Perder por um punhado de votos em qualquer turno também o estimularia a contestar o resultado, e, se Lula levar no primeiro, quase certamente será por margem estreita. No mais, perca no primeiro ou no segundo escrutínio, Bolsonaro fica no cargo até 31/12. Nesse interregno, deverá espernear e plantar armadilhas para o sucessor.

O importante para a democracia é que Bolsonaro não seja reeleito. Se isso vai ocorrer no começo ou no fim de outubro, é secundário.

 

6 comentários:

Anônimo disse...

Você já deixou de ser um jornalista anti ético, já passou a ser um jornalista canalha
você é muito bem informado e sabe que isso tudo que você diz é uma conversa fiada
O único risco que existe para democracia se chama Lula pelo seu passado corrupto, mentiroso, incompetente e manipulador das instituições democráticas
Bolsonaro vai vencer essas eleições quiçá no primeiro turno você como um bobo alegre irresponsável, vai mudar de assunto sem pedir desculpas

Mais um amador disse...

Fecho !

Anônimo disse...

Não há certezas. Mas convém diminuír as chances do pior, e não há nada pior do que Bolsonaro. O ideal seria a sua derrota no primeiro turno, por um candidato de centro. Daqui a uma meia dúzia de dias veremos se isso é, de fato, a utopia que parece. Nesse caso o melhor seria convergir para eleger Lula no primeiro turno. Isso seria uma meia solução, todavia Bolsonaro não será totalmente derrotado pois assumirá o comando da oposição. Para minimizar esse risco os candidatos de centro teriam - e isso tão logo o segundo turno fique patente - de conseguir trocar o apoio pelo compromisso de formar uma Frente Nacional Pela Salvação do País, que exercerá o governo de transição. Tá todo mundo rindo? Não vão rir mais se a polarização continuar e o Bolsonaro chefiar uma cruzada contra os "comunistas". Bolsonaro é um câncer. Não será derrotado a menos que seja extirpado.

Anônimo disse...

O colunista está coberto de razão!
Lula governou por 8 anos e jamais ameaçou a democracia. Fora do governo, foi condenado ilegalmente e cumpriu mais de 500 dias de prisão enquanto recorria até sua prisão ser revertida diante das provas da atuação parcial e criminosa do então juiz Sergio Moro. Bolsonaro durante todo o seu mandato seguidamente tentou passar por cima do STF e ameaçava colocar "seu" exército nas ruas, atendendo supostos pedidos ilegais e criminosos de intervenção militar de meia dúzia de canalhas cúmplices dele. Vendo minguar seu apoio popular e militar em 7 de setembro do ano passado e mais ainda neste, foi obrigado a recuar de suas ameaças veladas de golpe ou intervenção.
Quanto mais humilhante a derrota de Bolsonaro, mais próximo o canalha estará de ser julgado e condenado por seus tantos crimes!

Anônimo disse...

Ninguém pode garantir que o Lula fará o mesmo que fez em seu primeiro governo. Dose dupla esses dois, para nossa salvação seria começar de novo com Tebet. Assim poderíamos ver que milagres existem, mais do mesmo qualquer um que ganhar vai representar um imenso atraso. Mas haveremos de saber futuramente “Quem é Quem”.

ADEMAR AMANCIO disse...

Eu quero que Bolsonaro viva 100 anos com muita saúde e paz,mas longe do palácio do planalto.