sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Thomas Traumann - Estáveis nas pesquisas, Lula e Bolsonaro partem para os ataques na reta final

O Globo

Clima de segundo turno é antecipado enquanto os dois adversários estão no mesmo lugar em intenções de voto desde 16 de agosto

Faltando 15 dias para o primeiro turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) não saem do lugar nas pesquisas há quatro semanas e vão usar a mesma tática para tentar alterar a estabilidade: o ataque. No novo Datafolha, Lula tem 45% das intenções de voto há três semanas. Bolsonaro oscilou um ponto percentual para baixo e tem 33%. Na margem de erro, Lula e Bolsonaro estão no mesmo lugar desde 16 de agosto.

Na sua última propaganda de TV, Bolsonaro coloca uma apresentadora para afirmar que “a maior mentira da campanha é dizer que Lula foi inocentado dos processo das Lava-Jato”. Em outro spot de 30 segundos, a campanha edita uma fala do petista para afirmar que Lula “defende ladrões”. Em um terceiro, os filhos de Lula são chamados de corruptos.

No programa do PT, Bolsonaro é “ruim de serviço por ter sido desumano na pandemia e um desastre na economia”. Um comercial do PT diz que “com Bolsonaro a inflação voltou” e que o presidente semeia “ódio”.

A transformação da propaganda de TV em ringue antecipa o clima do segundo turno e tenta mover uma eleição na qual oito de cada dez eleitores se dizem decididos em quem votar. Os alvos são os eleitores de Ciro Gomes (PDT), que tem apenas 47% de votantes que dizem ter certeza em manter sua posição, e Simone Tebet (MDB), com 47% dos votos seguros.

Até agora, esses ataques mútuos não alteraram a rejeição dos dois: 51% dos entrevistados do Datafolha dizem que não votariam em Bolsonaro e 39% em Lula, os mesmos números da pesquisa passada.

Nenhum comentário: