terça-feira, 12 de julho de 2011

MP traz Waldomiro de volta à cena

Procuradoria do DF pede abertura de processo contra ex-assessor de Dirceu

Roberto Maltchik
BRASÍLIA.O Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) pediu à Justiça a abertura de processo contra Waldomiro Diniz, ex-assessor parlamentar da Casa Civil da Presidência da República na época do ministro José Dirceu, por crime contra a ordem tributária. Diniz, demitido em 2004 após a revelação de um esquema de cobrança de propina quando presidia a Loterj, não conseguiu comprovar a origem de depósitos feitos em sua conta corrente durante os anos de 1999 e 2000. De acordo com a Receita Federal, ele deve R$259.348,02, em valores não corrigidos. A denúncia foi encaminhada à 12ª Vara Federal, em Brasília.

Segundo o MP, a Receita identificou a suspeita de sonegação em operação de rotina, e o crime estava configurado desde 2005. Mas o processo só chegou ao MPF-DF este ano. Waldomiro também teria apresentado declaração de isenção falsificada.

O valor do dano ao erário contabiliza impostos não pagos, acrescidos de multa, e só deve ser corrigido ao fim do processo judicial. O ex-assessor da Casa Civil teria suprimido ou reduzido tributos referentes a rendimentos e depósitos sem origem comprovada. Chamado a esclarecer as movimentações, suas justificativas não foram aceitas pela Receita.

Waldomiro protagonizou o primeiro escândalo do governo do ex-presidente Lula. Em fevereiro de 2004, ele foi demitido após a divulgação de vídeo em que aparece negociando propina com Carlinhos Cachoeira, do ramo de jogos de azar. No começo de 2011, a Justiça aceitou denúncia contra Waldomiro por concussão (extorsão praticada por funcionário público), corrupção ativa, passiva e estelionato. Ele é acusado de envolvimento em negociata para garantir a renovação de contrato entre a multinacional G-tech e as loterias da Caixa Econômica Federal. Procurado, o advogado de Waldomiro Diniz, Getulio Humberto de Sá, não retornou a ligação do jornal.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: