Brasília - Depois de cobrar explicações do BNDES no Congresso a respeito dos aportes financeiros para a união entre o Pão de Açúcar e o Carrefour, o PPS resolveu pedir ao Tribunal de Contas da União (TCU) a abertura de investigações sobre os financiamentos que foram concedidos pelo banco para a realização de outras fusões e aquisições envolvendo grandes empresas.
O partido de oposição quer que o TCU investigue os aportes de mais de R$ 7,5 bilhões que o BNDES fez para o grupo JBS se unir ao Friboi. O PPS também questionou os aportes do banco estatal para outros negócios privados.
"A função do BNDES não é apoiar a internacionalização de empresas brasileiras que já são competitivas no mercado e virar sócio de negócios privados", criticou o líder do PPS na Câmara, o deputado Rubens Bueno (PR), autor do pedido de auditoria ao TCU. "É fomentar projetos de desenvolvimento que possam gerar empregos", completou.
Bueno questionou também o aporte para a aquisição Oi da Brasil Telecom. "Operações desse tipo, se autorizadas pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), só deveriam ser feitas com capital privado", afirmou Bueno.
O deputado suspeita de prejuízo aos cofres públicos nesses investimentos. "O banco paga caro para captar recursos e depois repassa esse dinheiro, que é público, a juros subsidiados para um pequeno grupo de empresas amigas do governo", disse Bueno. (JB)
FONTE: VALOR ECONÔMICO
Nenhum comentário:
Postar um comentário