segunda-feira, 8 de outubro de 2012

FHC reage e afirma que petista deveria se importar com caso


Frederico Vasconcelos e Elvis Pereira

SÃO PAULO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou as declarações de seu sucessor sobre o mensalão. "Ele [Lula] pode achar isso, mas como líder devia estar preocupado. E não fingir que não houve mensalão."

O tucano vê dois sinais vitais, recados que a população está enviando nesta eleição às lideranças políticas: o primeiro é o impacto da ação penal do mensalão entre os eleitores; o segundo é que "o povo hoje tem muita independência, escolhe, não adianta ter padrinho".

Ao votar nesse domingo no Colégio Sion, em Higienópolis, FHC disse esperar que o mensalão influencie o voto dos eleitores.

"Quanto mais a população perceba o que é o mensalão, como símbolo, e que o PT está muito metido nele, melhor. É um fato grave. O PT tem suas virtudes, mas é preciso corrigi-lo", disse.
Segundo o tucano, "o STF está tomando uma posição de vanguarda, ao mostrar que a lei é igual para todos. Uns vão ser absolvidos, outros condenados. Disseram, "ah, não vai acontecer nada". Vai acontecer, é um marco histórico".

Para o governador Geraldo Alckmin (PSDB), o ex-presidente Lula está equivocado. "A população está, sim, acompanhando com atenção [o julgamento]", disse.

"Essa é uma mudança cultural importante no país. O que estimula o malfeito? A impunidade. Encerrar o ciclo de impunidade tem um sentido pedagógico."

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: