quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Corrida presidencial começa já em Minas com Lula e FHC

Sucessão 2014. Além de ex-presidentes, Marina Silva e Eduardo Campos ensaiam palanques neste semestre

Petista deverá receber, em abril, título de cidadão honorário do Estado

Larissa Arantes

A disputa de 2014 pela Presidência da República já começa neste mês em Minas Gerais. Prováveis candidatos e seus padrinhos desembarcam no Estado neste primeiro semestre em uma espécie de ensaio do enredo das eleições do ano que vem.

Em abril, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - principal cabo eleitoral da presidente Dilma Rousseff - chega a Belo Horizonte para receber o título de cidadão honorário do Estado. Além dele, a ex-senadora Marina Silva, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também visitam a capital nestes primeiros meses do ano.

A solenidade em homenagem a Lula será realizada na Assembleia Legislativa e deverá ocorrer no dia 12 de abril, véspera do encontro estadual de prefeitos do PT, no qual o ex-presidente também deverá comparecer.

A presença dele é considera da estratégica para a formação da "unidade partidária", almejada pelos petistas no Estado, principalmente após a derrota na eleição de Belo Horizonte. A coesão é um processo em construção desde a ruptura com a campanha de reeleição de Marcio Lacerda (PSB).

O decreto que prevê a concessão do título de cidadão honorário a Lula foi publicado em novembro de 2011 pelo governador Antonio Anastasia. O requerimento é do deputado estadual Rogério Correia (PT) e foi aprovado na Assembleia em março daquele ano.

No entanto, de acordo com Correia, o momento oportuno para a homenagem é agora. "O ano passado foi ano eleitoral e, também, o ex-presidente estava se tratando do câncer", afirmou. O colega Paulo Lamac (PT) justificou a homenagem. "Não se pode negar a importância do governo Lula para o país", disse.

Reviravolta. A visita de Lula também é a aposta dos petistas para neutralizar a investida dos socialistas no Estado, por meio da candidatura do presidente nacional do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Lula ainda estaria tentando negociar a vaga de vice na chapa de Dilma para o pernambucano, mas o acerto é praticamente impossível. Assim, o nome de Campos continua cotado para a disputa presidencial, e ele também desembarca no Estado nos próximos meses.

"Ele virá visitar Minas, sim, mas ainda não há uma data definida", confirmou o secretário geral do PSB em Minas, Mário Assad. Segundo o dirigente, antes de junho, o governador estará na capital. Ontem, ao comentar as especulações sobre um encontro com Lula, Campos brincou: "Eu estou com medo que a nossa conversa saia (na imprensa) antes de a gente a ter".

Marina também tem agenda

Envolvida com a criação do seu novo partido, a ex-senadora Marina Silva - e provável candidata à Presidência em 2014 - também virá visitar não só Belo Horizonte, como as principais cidades do interior do Estado.

"Estamos programando uma agenda para que ela visite todas as regiões de Minas", explicou seu principal apoiador mineiro, o ex-deputado federal Zé Fernando Aparecido (sem partido). Para poder criar a legenda, Marina vai percorrer o Brasil em busca das aproximadamente 500 mil assinaturas necessárias, segundo a legislação.

Apesar de Marina refutar publicamente a ideia de ser a candidata natural da nova sigla para a sucessão da presidente Dilma Rousseff, aliados trabalham para que o partido seja criado em tempo hábil para disputar as eleições de 2014.

De acordo com Zé Fernando, o propósito da viagem dela a Minas é a divulgação do Movimento Nova Política. "Queremos o contato com os movimentos sociais, com a juventude", detalhou o ex-deputado.

No próximo sábado, os integrantes do movimento se reúnem em Brasília para homologação do novo partido, que deverá se chamar Rede, e também para definição do estatuto da legenda. Ontem, foi veiculado na internet um vídeo com a ex-senadora convocando os apoiadores para o evento.

Fernando Henrique reforça Aécio

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) será a primeira liderança nacional a desembarcar em Belo Horizonte em ano pré-eleitoral. No próximo dia 25, o tucano dará início ao ciclo de debates "Minas Pensa o Brasil", organizado pelo diretório estadual da sigla.

FHC é o principal entusiasta da candidatura do senador Aécio Neves (PSDB) à Presidência. Ele foi responsável por lançar o ex-governador de Minas durante evento do partido, em dezembro do ano passado, em Brasília.

"Eu acho que o senador Aécio Neves é o nome (para a Presidência), e, a meu ver, desde já, tem que assumir suas responsabilidades, não de candidato, mas de líder do partido, para ele poder começar a percorrer o Brasil", disse FHC.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também é um dos convidados para as palestras.

Fonte: O Tempo (MG)

Nenhum comentário: