sexta-feira, 3 de maio de 2013

Dilma e Aécio dividem palanque em Minas

Presidente e adversário estarão hoje na Expozebu; Lula também vai, mas Campos dispensou convite

Maria Lima, Luiza Damé

BRASÍLIA - Território tucano, Uberaba (MG) está fervendo desde ontem com a chegada à cidade do ex-presidente Lula, do governador de Minas, Antônio Anastasia, do ex-prefeito Gilberto Kassab, do senador Aécio Neves, pré-candidato a presidente pelo PSDB em 2014, e de dezenas de parlamentares. E o clima deve esquentar ainda mais hoje, quando todos dividirão com a presidente Dilma Rousseff o palanque na solenidade de abertura oficial da 79ª Expozebu, um dos mais importantes eventos da pecuária brasileira, organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. A presença de tantas cabeças coroadas tem provocado ciumeiras e saias-justas.

O pré-candidato a presidente pelo PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, foi convidado, mas, para evitar confronto com Dilma, preferiu continuar no sertão pernambucano, onde discute problemas da seca pelos próximos dez dias. Dilma, por sua vez, terá a companhia de Lula, que aceitou convite do amigo pecuarista Jonas Barcelos para reforçar a presidente em ambiente pró-Aécio.

Depois da abertura da exposição, Aécio, Dilma e Lula se juntarão aos convidados mais ilustres para a já tradicional feijoada na Fazenda Mata Velha, oferecida por Barcelos.

Lula está hospedado na Fazenda Mata Velha desde ontem. Era onde o ex-presidente do DEM Jorge Bornhausen também se hospedava no passado, mas preferiu outro pouso desta vez.

- Isso aqui virou um angu de caroço! O Bornhausen está aqui, mas não quis mais dormir na fazenda do Jonas, porque o Lula está lá. O Eduardo Campos vinha para o meu jantar, mas não veio por causa da Dilma. Se ele fosse no meu jantar, e faltasse à abertura e à feijoada do Jonas para evitar o encontro com a presidente, ia ficar constrangido - contou Marcos Montes, presidente da Comissão de Agricultura da Câmara e anfitrião do badalado jantar de ontem: - No meu jantar Lula não iria mesmo. Com todo o respeito, não era a turma dele.

O líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (PSB-RS), nega que Campos esteja constrangido de encontrar Dilma:

- Não tem constrangimento nenhum com Dilma. Ele tirou esses dez dias para conversar com os sertanejos sobre soluções para a seca. Depois do dia 10 ele retoma a agenda para fora (de Pernambuco).

- O Eduardo Campos está "ensinucado", mas tem que sair. É o preço que paga pela ambiguidade - diz o deputado Marcus Pestana, presidente do PSDB mineiro.

Os tucanos dizem que Aécio participará de toda a programação da Expozebu - jantar, abertura e feijoada - pela relação de amizade antiga com os produtores da região. Sobre possibilidade de vaias para Dilma, como aconteceu com produtores rurais em Mato Grosso do Sul, acham pouco provável, porque o público do evento é restrito.

- Ela quer ficar só no laboratório do João Santana (seu marqueteiro)? Pode ficar tranquila que não vai levar vaia lá, não - disse Pestana.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: