sexta-feira, 3 de maio de 2013

Adversários no mesmo palanque

Tucanos articulam na véspera

Marcelo da Fonseca - Enviado especial

UBERABA – A presença dos nomes mais influentes do agronegócio nacional e internacional em uma das maiores feiras pecuárias do mundo vai transformar a abertura da 79ª Expozebu, hoje em Uberaba, no Triângulo Mineiro, em palco do duelo entre dois dos principais adversários na corrida pelo Palácio do Planalto no ano que vem: a presidente Dilma Rousseff e o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Dilma estará acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do provável candidato do PT ao governo mineiro,o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Já Aécio vai estar ao lado do governador Antonio Anastasia (PSDB) e de pelo menos dois postulantes ao Palácio da Liberdade: o vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro (PSDB). Às vésperas da abertura oficial, os tucanos mineiros se anteciparam e participaram de eventos durante todo o dia de ontem.

À tarde, o governador Antonio Anastasia, acompanhado do vice-governador, Alberto Pinto Coelho, cumpriu agenda cheia de inaugurações e anúncios de obras para a região, acompanhado de deputados do PSDB e partidos aliados ao governo. À noite, em evento para 150 convidados, entre empresários e políticos, na casa do deputado federal Marcos Montes (PSD-MG), a articulação tucana foi comandada por Aécio Neves. Presente também o presidente da ALMG, Dinis Pinheiro. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), acompanhado de outras lideranças do PSD paulista, foi embora antes de Aécio chegar.

A reunião dos líderes tucanos com as principais lideranças do Triângulo Mineiro aconteceu um dia antes da presença dos caciques petistas em Uberaba, mas nem por isso o palanque na Expozebu estará reservado para o PT. Hoje Dilma e Aécio, prováveis rivais nas eleições de 2014, se encontrarão pela primeira vez este ano em um evento público, que promete ser bastante concorrido, já que é esperada a presença da população da cidade e de várias regiões do país. A última vez em que os dois se encontraram foi na inauguração do Novo Mineirão, em dezembro.

O tom do embate entre petistas e tucanos se acirrou nas últimas semanas, com duras críticas de parlamentares do PSDB ao baixo crescimento da economia nacional e ao aumento da inflação. Na Festa do Trabalhador, organizada pela Força Sindical em São Paulo, Aécio disse que o governo tem sido "leniente" com a alta dos preços. Já a presidente Dilma usou o tradicional pronunciamento do 1º de Maio na TV para rebater as críticas, considerando as declarações da oposição como tentativas de criar instabilidade no ambiente econômico de forma negativa para o país.

Cobranças Ontem, ao inaugurar a Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), o governador Anastasia apontou alguns temas importantes para o estado que precisam ser tratados com a presidente Dilma, como as obras da duplicação da BR-262, no Triângulo, a liberação de recursos para a construção de um gasoduto na região e o reajuste nos preços mínimos do café. "São ações prioritárias para Minas. No caso da BR-262, é um tema de responsabilidade da União, já que se trata de uma estrada federal. Assim como a duplicação da BR-381, é uma obra muito importante para o estado. Vamos também voltar a tratar com ela um tema de grande relevância para o setor rural, que já foi tratado durante visita dela a Belo Horizonte, que é a questão do preço do café, que está para ser discutido pelo conselho monetário nacional", afirmou o governador.

Para quem acompanha a Expozebu há muitos anos, a presença de caciques nos períodos de disputa eleitoral é cada vez mais comum. Para o produtor rural Geraldo Nunes, que participa há mais de uma década da exposição, a visita de políticos no início da feira já se tornou tradição, com presença de praticamente todos os presidentes do país e governadores de Minas nas últimas décadas. Mas principalmente em ano de eleição a mobilização é garantida. "Não estamos em eleição agora, mas, como a briga já começou nos bastidores, a turma marca presença junto dos grandes empresários do campo. É quase uma briga por espaço", avalia Geraldo.

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário: