quarta-feira, 26 de junho de 2013

Não dá para flertar com bolivarianismo, diz Gilmar Mendes

BRASÍLIA - O ministro Gilmar Mendes, do STF, criticou a proposta de um plebiscito para a convocação de uma constituinte sobre reforma política.

"O Brasil dormiu como se fosse Alemanha, Espanha ou Portugal, em termos de estabilidade institucional, e amanheceu parecendo com a Bolívia ou a Venezuela", disse
"Ficar flertando com uma doutrina constitucional bolivariana não é razoável, não é compatível. Nós temos outras inspirações", disse Mendes, referindo-se à estratégia de Hugo Chávez, presidente venezuelano morto neste ano, que recorria à realização de plebiscitos com frequência.

Segundo o ministro do Supremo, a Constituição já tem 73 emendas, o que mostra a possibilidade de modificar o seu texto. Questionado sobre a possibilidade uma emenda que viabilize a constituinte, respondeu: "Se não consegue aprovar um projeto de lei, vai conseguir aprovar um projeto de emenda?".

Luís Roberto Barroso, novo ministro do STF, mudou de ideia e defendeu a convocação da constituinte. "Pode ser uma constituinte reformadora", afirmou.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: