quarta-feira, 26 de junho de 2013

País em protesto - Dilma desiste de constituinte e vai negociar com Congresso

* IDEIAS PARA REFORMA POLÍTICA SERÃO SUBMETIDAS A PLEBISCITO * DEPUTADOS REJEITAM PROPOSTA QUE AMEAÇAVA PROCURADORES

BRASÍLIA - Menos de 24 horas depois de defender a convocação de uma assembleia constituinte exclusiva para promover uma reforma política, a presidente Dilma Rousseff recuou da ideia e começou a negociar com representantes do Legislativo e do Judiciário os termos de um plebiscito para indicar o que a população gostaria de mudar no sistema político brasileiro.

Dilma lançou a proposta da constituinte numa reunião com governadores e prefeitos convocados para discutir a insatisfação expressada pelos protestos das últimas semanas, mas desistiu ao perceber que seria alvo de questionamentos jurídicos e diante da oposição do PMDB, partido que comanda as duas casas do Congresso e é seu principal parceiro.

Com o plebiscito, o plano do governo agora é submeter a consulta popular propostas de mudança no sistema eleitoral e na organização dos partidos. Depois, caberia ao Congresso Nacional implementar as mudanças que tiverem a preferência da população.

Em outro gesto para tentar aplacar a inquietação das ruas, a Câmara dos Deputados derrubou ontem a PEC 37, emenda constitucional que ameaçava reduzir os poderes de investigação do Ministério Público.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: