terça-feira, 10 de setembro de 2013

TSE julgará hoje registro do PROS

Por Cristian Klein

SÃO PAULO - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) agendou para hoje o julgamento do processo de obtenção de registro do Partido Republicano da Ordem Social (PROS). A legenda é uma das três que estão na reta final de oficialização pelo tribunal. As outras duas são o Rede Sustentabilidade, em formação pela ex-senadora Marina Silva, e o Solidariedade (SDD), cujo líder é o deputado federal Paulinho da Força (PDT-SP). Caso consigam o registro até 4 de outubro, as siglas estarão aptas a disputar as eleições no ano que vem. Se for chancelado pelo TSE, o PROS será o 31º partido do país.

Neste caso, a legenda abre uma janela de troca partidária pois a mudança para uma nova sigla não é considerada infidelidade. O PROS espera atrair cerca de 20 deputados federais, que representam recursos do fundo partidário e tempo de propaganda no rádio e na TV. Mas a sigla enfrenta principalmente a concorrência do Solidariedade, que diz ter pelo menos 30 deputados interessados. O Rede, apesar da candidatura de Marina Silva à Presidência, por enquanto atrai só três deputados. A previsão é que o registro do SDD seja julgado na próxima terça-feira e o do Rede às vésperas do fim do prazo.

O PROS se apresenta como opção menos oposicionista ao governo federal que os outros dois partidos novatos. Conforme informou o Valor, o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e o senador Lindbergh Farias, se reuniram com o presidente da sigla, Eurípedes Júnior, e o deputado Ademir Camilo (PSD-MG), para tratar da criação do PROS em Minas Gerais e no Rio, onde os dois petistas são pré-candidatos a governador.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: