quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo

A sombra de cada um
O quadro eleitoral das eleições de 2014, em tese, está desenhado: a presidente Dilma Rousseff (PT), em busca do segundo mandato, terá como principais adversários Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Será? É cedo ainda para afirmar, porque aqueles que seriam os candidatos com maior poder fogo, segundo todas as pesquisas, estão de fora da disputa. Vejamos:
» » »
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sepultou o “Volta, Lula” entre petistas e aliados, mas continua sendo uma sombra para Dilma, que, por pouco, não foi à lona com as manifestações de junho. A petista deu a volta por cima e parece recuperar o prestígio, mas muita água ainda vai rolar. Seu Rubicão certamente será a Copa do Mundo de 2014, que começa em junho e coincide com as convenções para a escolha de candidatos. Lula é o nome de mais prestígio eleitoral no país.
» » »
Situação semelhante ocorre no PSDB, que optou pela candidatura de Aécio e conseguiu manter na legenda o ex-governador paulista José Serra, que sonha acordado com o Palácio do Planalto e ainda não definiu o cargo que pretende disputar em 2014. A mesma situação se repete com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), depois da filiação de Marina Silva e sua Rede à legenda. Grandes eleitores, por obra da fortuna (como diria Maquiavel), Lula, Serra e Marina contingenciam o processo eleitoral porque qualquer um deles ainda pode virar candidato.

Palanque// A filiação do deputado Walter Feldman ao PSB, na esteira de Marina Silva, deixou de cabelo em pé os tucanos paulistas. O parlamentar é um potencial candidato ao Palácio dos Bandeirantes, em coligação com o PSD. O ex-tucano é aliado do ex-prefeito Gilberto Kassab.

Veto
Líder do DEM na Câmara, o deputado Ronaldo Caiado, de Goiás, rebateu Marina Silva, que vetou a presença dele na coligação do governador Eduardo Campos (PSB). “O veto da candidata Marina Silva não é à minha pessoa, mas ao que represento, em três décadas de vida pública: o setor agropecuário e a liberdade de iniciativa.” Caiado diz que Marina é intolerante e hostil ao setor mais produtivo da economia, responsável por 23% do PIB e por mais de um terço dos empregos formais do país.

Mineração
O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), Elmer Salomão, afinou a viola com o relator do novo Código de Mineração, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG). Preocupado com a aprovação do texto atual, Salomão saiu da conversa convencido de que Quintão está preparado para tratar do tema e aberto para dialogar com o mercado. Pesquisadores andam estrilando com o relator.

Verdade
A OAB requereu ao STF ingresso em ação que busca a divulgação dos arquivos públicos existentes no Superior Tribunal Militar (STM) que tratam do julgamento dos presos políticos durante a ditadura. Ao justificar o pedido, o presidente da entidade, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, afirmou que é de fundamental importância para o Estado brasileiro tornar público “mais um capítulo em memória da verdade e ao direito do povo brasileiro conhecer sua própria história”.

Governadores
A cúpula do PMDB comemora pesquisas eleitorais no Norte e no Nordeste. No Amazonas, o senador Eduardo Braga tem 51,9%. Hissa Abraão (PPS) está em segundo, com 16,2% dos votos, seguida de perto por Rebecca Garcia (PP), que tem 15,1%. José Melo (Pros) aparece em quarto, com 5,2%. Em Alagoas, o presidente do Senado, Renan Calheiros, aparece com 43%. O principal adversário é Benedito de Lira (PP), com 21%. O atual vice-governador, Thomaz Nonô (DEM), tem 8%. No Ceará, o peemedebista Eunício Oliveira tem 43% dos votos. O segundo colocado na pesquisa é Zezinho Albuquerque (Pros), que aparece com 9%.

Espionagem/ O jornalista norte-americano Glenn Greenwald prestou depoimento ontem na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem, no Senado. Disse que tem publicado tudo o que sabe sobre os documentos que tratam da espionagem que a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos fez sobre as comunicações brasileiras, mas se recusou a entregar os documentos à CPI.

Boas práticas/ O Ministério do Turismo emplacou dois sistemas entre os finalistas em um concurso de boas práticas da Controladoria-Geral da União, cujo resultado final será conhecido em 18 de novembro. Um deles é o Sistema de Acompanhamento de Contratos de Repasse (Siacor), que permite a qualquer cidadão o monitoramento on-line dos contratos de execução de obras de infraestrutura da pasta. O outro finalista é o Sistema de Controle de Demandas Externas, um cadastro inteligente que direciona eletronicamente os pedidos a áreas específicas do Ministério do Turismo.

Palestra/ Vice-presidente da Arko Advice, o cientista político Cristiano Noronha faz palestra amanhã sobre a sucessão presidencial de 2014 para investidores em Washington. O evento é organizado pelo Bank of America Merril Lynch. O road show continua até quarta-feira da próxima semana, em Nova York e em Boston.

Greve
Assembleia do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro decidiu manter a greve da categoria, que não aceita o novo plano de cargos e salários proposto pelo prefeito carioca, Eduardo Paes (PMDB), já aprovado pela Câmara Municipal. A greve já dura 62 dias

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: