sábado, 18 de janeiro de 2014

Dilma faz autopropaganda em BH com anúncios já prometidos

Presidente afirma que governos anteriores tratavam mobilidade urbana como ‘Pôncio Pilatos’

Isabella Lacerda / Bernardo Miranda

Em um claro discurso de autopromoção da sua gestão, a presidente Dilma Rousseff desembarcou ontem em Belo Horizonte para anunciar recursos de mobilidade urbana para o Estado – reduto eleitoral de um de seus prováveis adversário na disputa pela Presidência da República Aécio Neves (PSDB). A nove meses da eleição, ela aproveitou para fazer críticas às administrações anteriores e garantir que, somente durante o seu governo, foi possível “elevar os investimentos” em mobilidade nas grandes cidades.

Sem citar diretamente nenhum partido ou ex-presidente, Dilma disse que a União tinha uma atitude de Pôncio Pilatos, pois “lavava as mãos diante do problema”. Na opinião da presidente, somente agora o governo mantém uma atitude “republicana” com Estados e municípios, sem se preocupar com partidos.

“O que nos une é o fato de que todos nós fomos eleitos pelo voto popular. E é isso que fundamenta a nossa cooperação. Por isso, eu sempre digo: eu sou presidenta de todos os brasileiros. Agora, como presidenta de todos os brasileiros, não posso fazer discriminação por partido político, time de futebol, religião”, argumentou.

A afirmação foi uma resposta indireta a Aécio. Isso porque, na última quinta-feira, o tucano disse que o governo federal “lava as mãos” para a questão prisional no país, empurrando para os Estados a responsabilidade.

Repasse. O evento de ontem, realizado na Serraria Souza Pinto, no centro da capital, foi marcado pelas promessas de Dilma para a capital mineira e a região metropolitana. No entanto, quase todas as intervenções já haviam sido anunciadas anteriormente, como a expansão do metrô da capital, detalhada no mês passado pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB).

Não foi por acaso que a presidente escolheu Belo Horizonte para a primeira viagem em 2014. Seguindo estratégia adotada pelo PT desde o ano passado, a intenção de Dilma é reforçar sua figura junto ao eleitorado mineiro, ficando conhecida como gestora “responsável pelas principais obras de mobilidade” da capital.

Por isso, em um discurso de quase 30 minutos, a petista ressaltou que seu governo aplicou mais de R$ 140 bilhões em mobilidade urbana, o maior valor já alcançado pela União, incluindo a administração do ex-presidente Lula. Dilma também citou as vantagens criadas para financiamentos de projetos para Estados e municípios, especialmente pela Caixa. Um exemplo é o aumento de sete para 30 anos para a quitação.

Federalismo
No tom. Dilma ficou lado a lado com o governador Antonio Anastasia, braço direito de Aécio. Em rápido discurso, o tucano citou uma das principais bandeiras do senador mineiro: o federalismo.

Fonte: O Tempo (MG)

Nenhum comentário: