sábado, 18 de janeiro de 2014

Eduardo Campos: ''Não há lei dizendo a hora de conversar''

Sustentando que as conversas não foram iniciadas, governador diz que circunstâncias definirão hora das articulações

Gabriela López

Em ato com a juventude camponesa foi instado a vestir uma camisa vermelha, cor do PT

Enquanto o PSB está em polvorosa com as costuras em torno da escolha do nome que disputará a sucessão estadual, o governador-presidenciável Eduardo Campos (PSB) sustenta publicamente o discurso de que as conversas ainda não começaram.

Em dezembro, o próprio socialista afirmou em entrevista à imprensa que iniciaria as discussões este mês. Agora, em meio ao tititi dos aliados, diz que vai começar o debate no momento adequado, sem entrar em detalhes. “Não tem um regulamento, uma lei, dizendo quando é a hora (de iniciar as conversas), são as circunstâncias”, limitou-se a comentar, em conversa com jornalistas nessa sexta-feira, durante passagem no 3º Congresso Nacional da Juventude Camponesa, no Recife.

Tanto na chegada ao evento como na saída o governador falou com a imprensa e finalizou as entrevistas exatamente quando foi questionado sobre a sucessão estadual. Uma demonstração da preocupação para não levar a discussão a público.

O esforço do governador de não “vazar” o teor das conversas é tanto que anteontem o secretário de Imprensa de Pernambuco, Evaldo Costa, soltou uma nota para negar as especulações que circulam nos jornais. “Informo que não há qualquer definição quanto à candidatura do PSB à sucessão do governador Eduardo Campos”, ressaltou.

Eleição
Em discurso no Congresso, o socialista voltou a provocar o PT afirmando que a juventude do Brasil “quer mais”, porém “não do mesmo jeito”. “Queremos uma sociedade que possa falar de outros valores, além do consumismo individual e das rinhas políticas que não levam a nada”, declarou.

O governador enfrentou uma saia-justa ao subir no palanque. Participantes do evento entregaram a ele alguns presentes, entre eles a camisa do Congresso, que é vermelha, cor relacionada aos petistas. A plateia pediu em coro que ele vestisse a roupa e, após alguns segundos de resistência, ele colocou.

Em conversa com a imprensa após o evento, ele preferiu pôr fim à polêmica em torno de texto ofensivo postagem no perfil institucional do PT no Facebook – que o chamou de “vendido à oposição” e “tolo” –, ao não comentar o recado dado um dia antes pelo ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-geral da Presidência) em passagem por Pernambuco para o mesmo evento. Segundo o petista, “as críticas ao opositor serão feitas, mas serão pautadas pelas posturas políticas do socialista e não no aspecto pessoal”.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: