quinta-feira, 17 de abril de 2014

Aécio diz que depoimento de Graça só reforça necessidade de CPI exclusiva para Petrobras

Presidente da estatal reconheceu que compra da refinaria de Pasadena não foi bom negócio

Anselmo Carvalho Pinto

CUIABÁ - O pré-candidato à presidência da República senador Aécio Neves (PSDB) disse nesta quarta-feira, no interior de Mato Grosso, que a fala da presidente da Petrobras, Graça Foster, no Senado só reforçou na oposição a ideia da necessidade de uma CPI exclusiva para investigar a estatal. Na quarta-feira, Graça Foster reconheceu que a compra da refinaria de Pasadena (Texas) por, segundo ela, US$ 1,25 bilhão de dólares não foi um bom negócio.

- A fala aponta para a necessidade de uma CPI, a partir do momento em que ela admite que a operação foi danosa – disse o senador tucano durante a Parecis SuperAgro, uma feira de agronegócio realizada em Campo Novo dos Parecis (397km de Cuiabá).

- A meu ver, ao final, ela caminhou numa direção que me preocupa. Disse que na gestão dela não há apadrinhamento político. Será que na gestão do antecessor (José Sérgio Gabrielli) havia? – questionou Aécio.

Gabrielli presidia a Petrobras no período em que a refinaria foi adquirida.

O senador ainda criticou o fato de o ex-diretor da área internacional da estatal, Nestor Cerveró, autor do documento que embasava a compra da refinaria, ter sido nomeado diretor da BR Distribuidora.

- A presidente (Dilma Rousseff) admite a responsabilidade de quem deu um parecer falho. E o que acontece? Demite? Não, promove. Ele fica por oito anos como diretor da BR Distribuidora, uma das empresas mais importantes do Brasil. Só saiu quando foi denunciado – afirmou.

E Aécio voltou a insistir na necessidade de uma CPI exclusiva para a Petrobras, ao contrário do desejo do governo, que pretende incluir no mesmo pacote escândalos como o do cartel do metrô em São Paulo.

- Eles querem uma CPI para não investigar nada. Instale a da Petrobras e instale a que quiserem. Eles têm maioria para isso. Eu dou minha assinatura como presidente nacional do PSDB a qualquer investigação que queiram fazer. Mas permitam aos brasileiros saber o que está acontecendo com a Petrobras.

Nenhum comentário: