terça-feira, 27 de maio de 2014

Panorama político – Ilimar Franco

- O Globo

Poder de fogo
A oposição esbanja otimismo e vende sua viabilidade diante das dificuldades que o governo enfrenta. Mas entre os estrategistas da reeleição não há desespero. Alegam que tudo vai ser diferente com a TV. Dilma terá o dobro do tempo de Aécio Neves e Eduardo Campos juntos, para mostrar seu governo. E mais: em 45 dias, ela terá cerca de 1.400 inserções de 30 segundos (30 ao dia). Aécio, 450 (10 ao dia) e Eduardo, 180 (4 ao dia).

Correndo contra o tempo
Os partidos festejam mudança que aprovaram na legislação eleitoral. Até as eleições de 2012, eles tinham que entregar na sexta-feira os programas de propaganda na TV para serem exibidos no sábado, no domingo e na segunda-feira. Os marqueteiros chamavam isso de buraco negro ou corredor polonês. Eles não podiam responder, com agilidade, a um ataque desferido de surpresa pelos adversários. Agora, as emissoras que geram a propaganda eleitoral para as demais terão de receber tanto programas quanto comerciais nesses três dias. A grande dor de cabeça dos partidos no pleito é ficar à mercê da lentidão e da boa vontade dos plantões do TSE e dos TREs.

---------------------
“E as Delegacias do Trabalho? E o Ministério Público do Trabalho? O que eles fazem?”
Dilma Rousseff
Presidente da República, ao ouvir ontem dos jogadores Ruy Cabeção e Ricardo Berna queixas sobre o atraso de salários pelos clubes da Série B do futebol brasileiro
-----------------------

A faxineira voltou
A presidente Dilma determinou que o Ministério das Cidades exonere Francisco Colombo, diretor-presidente da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), apontado como
indicação do doleiro Alberto Youssef

Licença poética
Relator do projeto de lei das biografias, o senador Ricardo Ferraço se declara
fã de Roberto Carlos, conterrâneo de Cachoeiro de Itapemirim (ES). Ele adianta: “Música é música, liberdade de expressão é outra história. Biografia autorizada não é biografia, é currículo.” E arremata com os versos: “Como vai você? Eu preciso saber da sua vida...”.

Saturação e redes sociais
A ação nas redes sociais enfrenta uma barreira. A interação entre os usuários, nesse meio, é feita com grande naturalidade. Por isso, esses veem na propaganda política a defesa de candidatos e de teses como se fossem um produto comercial.

Quem são os adversários?
Nas contas do PT, os governadores fluminense Luiz Fernando Pezão (PMDB) e paulista Geraldo Alckmin (PSDB) já estão no segundo turno. Para chegar lá, o adversário de Lindbergh Farias (PT) no Rio é Anthony Garotinho (PR). E o oponente de Alexandre Padilha (PT) em São Paulo é Paulo Skaf (PMDB). É guerra na base do governo Dilma.

Quero mais
O vice Michel Temer está enviando carta aos convencionais do PMDB. Pede apoio para ratificar a aliança com o PT na convenção de 10 de junho. Sustenta que o partido participa de um projeto de desenvolvimento e de inclusão social.

Desconto com data marcada
Os salários acima do teto constitucional pagos aos servidores do Senado serão descontados dia 5 de junho, na primeira parcela do 13º salário. O ex-diretor-geral da Casa Helder Medeiros foi demitido por pagar os supersalários.
--------------------------
O PASTOR EVERALDO, candidato do PSC ao Planalto, tem no país cerca de 3% das intenções de voto. Mas, no Rio, segundo os grandes, ele chega quase a 5%.

Nenhum comentário: