terça-feira, 27 de maio de 2014

PSDB entra com ação contra PT por perfis falsos de Aécio na web

• Páginas foram usadas a partir de escritório de prefeitura petista

Alexandre Aragão, Daniela Lima – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - O PSDB entrou com uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) requisitando que o PT seja multado pela criação e administração de perfis em redes sociais com críticas ao pré-candidato tucano à Presidência, senador Aécio Neves (MG).

Servidores e equipamentos da Prefeitura de Guarulhos, que possui administração petista há 14 anos, foram usados para gerir a página "Aécio Boladasso" no Facebook.

A descoberta ocorreu após o tucano conseguir a quebra do sigilo dos administradores do site, em processo movido contra 27 empresas de tecnologia no TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), conforme a Folha revelou no último domingo (25).

Caso o TSE decida que a atitude do PT se enquadra no artigo que pune propaganda eleitoral antecipada negativa --como argumenta o PSDB--, o partido pode ser condenado a pagar uma multa que varia de R$ 5.000 a R$ 25 mil.

O PSDB também entrará com um pedido na Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo para que Nataly Galdino Diniz, servidora de Guarulhos citada como administradora do site, seja punida por improbidade administrativa.

"Essa prática não só afeta o equilíbrio eleitoral como causa prejuízo ao erário", afirma o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP), que coordena a área jurídica da pré-campanha de Aécio.

Outro lado
Em nota, a Prefeitura de Guarulhos afirmou que desconhecia o uso de seus equipamentos para fins eleitorais. A gestão disse ainda que uma investigação foi aberta para apurar "o uso indevido de seus equipamentos e serviços por parte da referida funcionária [Nataly Galdino Diniz] e tomar as medidas cabíveis".

A prefeitura ressaltou ainda que "tem como política instalar, em todos os anos eleitorais, um grupo para orientar todos os seus servidores no sentido de não utilizarem os equipamentos públicos para fins eleitorais".

Nenhum comentário: