quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Ibope: eleição no Rio caminha para segundo turno

• Garotinho lidera, e Pezão e Crivella estão em empate técnico

Cássio Bruno e Leticia Fernandes – O Globo

Nova pesquisa Ibope divulgada ontem pelo "RJ-TV 2ª Edição", da TV Globo, mostrou que, se as eleições fossem hoje, haveria segundo turno no Rio de Janeiro. O candidato Anthony Garotinho (PR) continua liderando as pesquisas, com 27%, mas oscilou um ponto percentual para baixo em relação à última comparação do instituto, feita em 26 de agosto. O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Marcelo Crivella (PRB) variaram um ponto percentual para cima cada e continuam tecnicamente empatados em segundo lugar - Pezão tem 19%, e Crivella aparece com 17%. Assim, não é possível afirmar qual dos dois enfrentaria Garotinho em um eventual segundo turno.

O senador Lindbergh Farias (PT), por sua vez, oscilou um ponto percentual para baixo e está com 11%. O candidato Tarcísio Motta (PSOL) manteve os 3%, Dayse Oliveira (PSTU) continua com 1% e Ney Nunes (PCB), que tinha 1%, não pontuou. Votos brancos e nulos eram 15% no Ibope de agosto e agora somam 14%. Os eleitores indecisos passaram de 6% para 8%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O Ibope fez três simulações de segundo turno. Em duas delas, Garotinho aparece empatado com Crivella (ambos com 34%) e com Pezão (os dois tiveram 35%). Já na comparação com Lindbergh, o ex-governador venceria a disputa por 37% contra 31% do petista, que ganhou dois pontos percentuais se comparado com a última simulação do instituto.

A pesquisa mostrou também que diminuiu a rejeição aos principais candidatos. Garotinho, que tinha 35%, aparece com 34%, mas ainda é o mais rejeitado no estado. Pezão tem 16%, quatro pontos a menos que na última pesquisa; Lindbergh melhorou de 19% para 13% no índice de rejeição, e Crivella foi de 19% para 12%, e tem a menor rejeição entre os quatro principais candidatos ao Palácio Guanabara. Os eleitores que responderam que votariam em qualquer candidato foram 9%, e os que não souberam ou não responderam totalizaram 25%.

Garotinho comentou o resultado da pesquisa:

- Eleição é como futebol. Treino é treino, jogo é jogo. A pesquisa eleitoral é pesquisa, eleição é eleição.

Lindbergh, que esperava crescer nas pesquisas após o início dos programas eleitorais na TV e no rádio, com a participação do ex-presidente Lula, afirmou que os números são contraditórios:

- Os índices dos programas eleitorais estão baixos. A pesquisa é contraditória. No estado em que foi o epicentro das manifestações (de junho de 2013), estão liderando Garotinho e Pezão. Acredito que vá prevalecer o caminho da mudança.

Por meio de sua assessoria de imprensa, Pezão disse que "os comentários sobre a pesquisa cabem aos especialistas" e afirmou que "continua se dedicando a trabalhar e mostrar suas propostas".

Procurado pelo GLOBO, Crivella não comentou.

Romário é líder para senado
O Ibope também divulgou nova avaliação do governo de Luiz Fernando Pezão. Os eleitores que consideraram a administração do peemedebista ótima somaram 3%; os que consideraram o governo bom, 20%; regular, 38%; ruim e péssimo, 12% cada; não souberam ou não responderam 15% dos eleitores.

A pesquisa foi contratada pela TV Globo e realizada entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. Foram ouvidos 1.610 eleitores em 44 municípios do estado. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de número 00491/2014.

Para o Senado, o deputado federal Romário (PSB) cresceu três pontos e segue liderando com 40%. O ex-prefeito Cesar Maia (DEM) caiu de 22% para 19%, enquanto Eduardo Serra (PCB) e Carlos Lupi (PDT) mantiveram os índices da última pesquisa, de 5% e 3%, respectivamente.

Nenhum comentário: