quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Disputa também chega aos grotões

Letícia Casado - Valor Econômico

SÃO PAULO - Redutos da candidatura de Dilma Rousseff à reeleição, os municípios com até 50 mil habitantes - que representam 40% do eleitorado - começam a ver um crescimento das intenções de voto na ex-senadora Marina Silva (PSB). Nas últimas três pesquisas Datafolha, Dilma manteve-se nos 44%, mas a candidatura do PSB saltou de 6% sob Eduardo Campos para 29% com Marina na cabeça de chapa. Aécio Neves (PSDB) caiu de 19% para 14%.

O avanço de Marina entre esses eleitores disparou um alarme na campanha petista. Atentos à mudança no cenário, os principais concorrentes ao Planalto preparam mobilizações nessas cidades. O eleitorado que vive em cidades com até 50 mil habitantes votou em Dilma em 2010. Dos 5.071 municípios que fazem parte do PAC 2 Equipamentos, Dilma venceu em 71,38% (3.616 cidades) e José Serra (PSDB), em 28,63% (1.450 municípios).

O "núcleo duro" formado pelos eleitores beneficiados por programas federais é a principal aposta do PT para se manter no governo. O PAC 2 Equipamentos, programa lançado em 2011, contempla a entrega de máquinas pesadas - como retroescavadeiras - a municípios com até 50 mil habitantes ou em situação de emergência - cidades do Semiárido, tais como Feira de Santana, com quase 400 mil eleitores.

Esses municípios são alvo prioritário dos programas sociais do PT, como o Bolsa Família. Mas o PAC 2 é o maior diferencial da atual campanha para a de 2010 e se tornou a principal política pública federal para esse colégio eleitoral, comum a essas cidades.

Nenhum comentário: