quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Merval Pereira: Vale tudo

- O Globo

Na nossa história política recente não houve presidente que tenha sido eleito com maioria parlamentar, nem mesmo Fernando Henrique em 1994, quando fez uma coalizão com o então PFL já na campanha eleitoral. Em 2003, eleito presidente, Lula poderia ter feito uma coligação para governar com o PMDB, mas rejeitou a aproximação depois que seu chefe do Gabinete Civil, José Dirceu, fizera os entendimentos partidários, e acabou se entregando ao mensalão para montar sua base aliada no Congresso.

Do jeito que vai a campanha presidencial, vamos acabar elogiando os sucessivos governos de coalizão que foram montados no país, cada vez ampliando mais a permissividade e a leniência, para aceitar apoios políticos em troca de nacos do poder. Como se só assim pudesse haver governos estáveis.

Pois é o contrário: governos de coalizão devem ser montados em bases programáticas, e é isso que a candidata Marina Silva está pregando com sua "nova política", que nada mais é do que uma marca popular para que todos entendam que é preciso formar alianças em novas bases, menos fisiológicas e mais voltadas para os interesses do país.

Discordar de Marina nos pontos do programa apresentado e pressioná-la para que desista desse ou daquele aspecto faz parte do jogo democrático. (É até engraçado ouvir o ministro da Fazenda, Guido Mantega, dizer que o programa de Marina vai paralisar a economia brasileira. Como se já não estivesse parada).

Duvidar de sua capacidade para governar o país também, mas iniciar uma campanha terrorista contra um eventual governo de Marina apenas porque não tem no momento uma base partidária seria aceitar a tese de que quem tem uma base que cobre quase 80% do Congresso tem capacitação para fazer um bom governo. Não tem, e o governo da presidente Dilma é exemplar nesse sentido.

Entramos em uma fase da campanha em que vale tudo para quem admitira que pode fazer o diabo para se manter no poder. Os ataques abaixo da linha da cintura que Dilma começou a fazer, comparando Marina a Collor e Jânio, seguindo-se de uma ação partidária articulada de ameaças, como as do governador do Ceará, Cid Gomes, que disse que Marina será deposta se eleita, mostram que o partido governista já tem indicações de que a candidata do PSB continua subindo.

Nem Jânio nem Collor foram derrubados por falta de apoio parlamentar, e uma das tragédias de nossa democracia representativa é que uma base parlamentar fisiológica tem condições de segurar um governo corrupto. Jânio caiu porque tentou dar um golpe, e Collor, por graves denúncias de corrupção que o inviabilizaram politicamente, embora o Supremo Tribunal Federal não tenha tido base legal para condená-lo.

O ex-presidente Lula disse que teremos o mais longo 2º turno de uma eleição, dando o tucano Aécio Neves já fora da disputa a um mês das eleições. Mas ele tem que cuidar é de seu território, pois o PT está perdendo espaço em todo o país e nem mesmo o "Volta, Lula" tem viabilidade hoje, pois, além de todas as dificuldades operacionais para substituir a incumbente, já há pesquisas que mostram que Lula teria dificuldades para derrotar Marina. Os dois estariam empatados tecnicamente, com Lula um ponto à frente. Muito risco.

Tanto Aécio quanto Dilma tentam desconstruir Marina para levar para o 2º turno a velha polarização entre PT e PSDB. Aécio, com mais seriedade que Dilma, tenta convencer o eleitorado de que ele é a mudança segura e coloca em dúvida as convicções de Marina.

Dilma tenta recuperar votos mirando o eleitorado de esquerda que passou para Marina, especialmente os mais progressistas na questão dos valores morais. Seu apoio à lei que criminaliza a homofobia está nessa direção, depois que Marina decepcionou eleitores recuando de posições mais avançadas sobre casamento gay e homofobia. Já Aécio tenta buscar o eleitor conservador que passou para Marina, e não foi à toa que anunciou apoio ao projeto do seu vice Aloysio Nunes Ferreira que reduz a menoridade penal em casos de crimes hediondos, com a análise caso a caso por um juiz.

Os dois, na verdade, tentam mesmo é evitar que a eleição termine no primeiro turno.

Nenhum comentário: